Fé e tradição levam centenas de fiéis ao Alto do Rosário para a Festa do Reinado

Começou nesta quarta-feira, 1º, a tradicional festa de Nossa Senhora do Rosário. As celebrações, que reúnem religiosidade e cultura, atraem milhares de devotos, envolvidos no movimento que retrata com muito ritmo e cor, mais de 150 anos de história. Em Itaúna, o Reinado chama a atenção e encanta pelo capricho, em todos os detalhes. As 13 guardas constituídas na cidade preparam roupas especiais, fitas, tambores e chocalhos, que compõem um figurino lúdico, parte da construção dos festejos, desde o início. Os adereços se harmonizam num gesto de carinho e louvor à padroeira dos negros.

As agremiações recebem apoio financeiro da Prefeitura para manter viva a tradição. Em 2018, novamente foi liberada a quantia de R$ 70 mil para realização do evento, tombado como Patrimônio Imaterial do Município, desde 2015. O valor é dividido igualmente entre os participantes. O repasse favorece a compra de materiais, instrumentos, roupas e até alimentos, para as refeições servidas ao público com muita fartura. A festa tem encerramento no dia 17 de agosto. Até lá, inúmeros fieis subirão ao Alto do Rosário para pedir graças, agradecer bênçãos recebidas ou reverenciar Nossa Senhora.

A programação conta com o levantamento das bandeiras pelas irmandades da Paróquia de Sant´Ana e Sete Guardas. No feriado dedicado à Santa, 15, a festa começa com o café comunitário na casa das rainhas. Durante os dias de comemorações, ainda são vendidas comidas típicas, nas tradicionais barraquinhas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.