Busca
Promoções
Sociais
Banner
Serviços
SINE

 

Parceiros
Início » Notícia

Cavalhada Masculina: tradição centenária

Manifestações culturais e religiosas prometem agitar a população de Mateus Leme este fim de semana


Algumas das principais manifestações culturais de Mateus Leme remetem as tradições religiosas e no mês de junho, a cidade se movimenta com as festividades de Santo Antônio, São Sebastião. Uma multidão participa das procissões, missas, cortejos, shows e da tão esperada Cavalhada Masculina. A festa começou na quinta-feira, dia 10, com vários shows musicais, entre eles o famoso grupo de pagode Molejo fez a alegria dos visitantes, e ainda uma belíssima queima de fogos que encantou quem passou pelo local. Turistas de várias cidades do país lotam a cidade e prestigiam o evento que vem ultrapassando as barreiras e seguindo de geração a geração.

A Cavalhada reproduz a batalha do Imperador Francês Carlos Magno, que tinha como objetivo a conversão dos mouros, ou seja, ateus, para a religião cristã. Durante boa parte do ano, os participantes ensaiam para que tudo saia perfeito.
De acordo com o coordenador da festa, Mário Ferreira Martins, que já está à frente do evento há 45 anos, o elenco do teatro ensaia durante dois meses com muita dedicação para fazer bonito no dia da apresentação. A equipe é composta de 24 cavaleiros, que são divididos em dois grupos: cristãos e muçulmanos. “Eu sempre fico muito emocionado quando chega essa festa que é tão especial para mim, já que meu pai e meu avô participaram dela, e agora eu sigo com a tradição familiar. A Cavalhada é organizada com muito carinho e dedicação. Estamos todos nos empenhando ao máximo para que seja realizada uma festa muito bonita e que toda a população de Mateus Leme participe e prestigie,” declara Mário.
O evento tem como objetivo, a educação e a divulgação social e cultural do folclore municipal. A expectativa de toda a organização do evento é que a festa supere a do ano passado. “Sempre trabalhamos com o objetivo de melhorar a cada ano e proporcionar o que há de melhor para a população que nos prestigia” afirma Mário.
Para o cavaleiro João Bernardes Diniz, que já participa da festa há 10 anos, fazer parte de um evento tão importante, é sem dúvida motivo de grande prazer e alegria. “Estou completando 10 anos de participação na Cavalhada. Comecei a me envolver por influência do meu avô que era cavaleiro e como a minha família sempre participou, acabei seguindo o mesmo caminho e me sinto muito feliz por isso.” declara.
Já para o coordenador de Cultura e Turismo de Mateus Leme, Alex Araújo Ferreira, o evento leva o nome da cidade para todo o Brasil “A Cavalhada Masculina assim como a Feminina, que é única no país, já se tornou um evento cultural importante para o município graças ao empenho de todos os envolvidos e hoje leva o nome da cidade de Mateus Leme para todo o Brasil. A Cavalhada Masculina hoje faz parte do calendário cultural do município, proporcionando a toda a população, cultura, lazer e entretenimento” declara Alex.

Programação

A festa que começou na quinta-feira foi animada pelo grupo Molejo. O público conferiu ainda a apresentação da Banda Stágio 55 com a participação especial da Banda Paranormais. Ontem quem fez a alegria da galera foi a Banda Alta Dimensão e a dupla sertaneja Ronaldo & Rafael.
Hoje, quem se apresenta é a dupla Gustavo Henrique e Cristiano, com participação especial de Wellington Lima e Carlos Eduardo. A noite termina com os shows de Érick Pimenta e Banda Silverado. E para encerrar a festa, quem anima a galera são as bandas MP7, Fator RG7 e Sofranz.

Mário Ferreira diz que a estrutura montada para a realização da festa conta com um palco para os shows, barracas de artesanato e comidas típicas. A festa tem o apoio da Prefeitura, Paróquia, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. “Com a participação de toda a equipe da Cavalhada e com o apoio dos órgãos públicos, todos os anos temos o prazer de promover esta grande festa que exalta a cultura, a fé, e ainda traz para o município visitantes de toda parte do país,” finaliza Mário.

A encenação da Cavalhada acontece hoje, no Campo do Guarani, a partir das 13h, seguida da procissão de Santo Antônio. Amanhã, final da Cavalhada às 13h e às 18h30min procissão de Santo Antônio e São Sebastião saindo da Praça da Matriz.

© Jornal de Juatuba e Mateus Leme - Produções Jornalisticas LTDA.
Layout: Original P&P Comunicação Desenvolvimento: WIDS - Internet Development and Systems