Sábado, 24 Junho 2017

ANIVERSÁRIOS

* Fernando Amaral, aniversariou na terça-feira, dia 13 de junho. Parabéns.

* O vereador Ricardo Gomes Moreira, muda de idade na sexta-feira, dia 16 de junho. Felicidades!

 

INAUGURAÇÃO

A Academia Suporte Fitness inaugura no dia 20 de junho, terça-feira, seu novo espaço, com mais conforto e muitas novidades para seus alunos. A Suporte funcionará na Rua Miguel Alves Diniz, 38, Centro.

 

ESPORTE

Reativando a parte de futebol no Campo do Guarani, o Nestlé Futebol Clube e Real Futebol Clube promovem o Primeiro Festival Esportivo, no domingo, dia 25 de junho, a partir de 8h45min e vai contar com a participação de: Milan X Ressaquinha, Nestlé Futebol Clube X Real Leme Futebol Clube, Juventus X Esperança Futebol Clube e Real Leme Futebol Clube B X Máfia Azul. À frente da organização do festival estão Wilber Cardoso e Daniel Lucas.

 

FINAL DE SEMANA

Na sexta-feira, dia 16 de junho, tem apresentação da dupla Ícaro & Alex, na Parada Dú Lanches a partir de 20 horas.

Sábado, dia 17 de junho tem show musical com o cantor Carlos Eduardo, a partir de 21 horas, na Arena Brás, apresentando moda de viola e sertanejo universitário. Vale conferir.

No domingo, dia 18 de junho, a partir de 12 horas, no Choupana da Serra, a dupla sertaneja (ganhadora do concurso de música para a  festa de junho) Gil e Jefferson faz show.

 

JUNHO GOSPEL

O tradicional Junho Gospel de Mateus Leme, será realizado neste sábado, dia 17 de junho, na Praça Central da Cidade, a partir de 17h30min, com várias atrações, destacando a apresentação do Ministério Pedras Vivas. Vale conferir.

Começou nesta semana o cadastramento escolar na rede pública. O prazo vai até dia 23 de junho e não será prorrogado.  O cadastro, inclusive para os candidatos com deficiência, transtornos do  globais do desenvolvimento e altas habilidades, os chamados superdotados, será realizado por meio formulário eletrônico disponibilizado na internet, no portal da Secretaria de Estado de Educação (www.educacao.mg.gov.br).

Em operações realizadas nesta semana, equipes da Polícia Militar de Juatuba conseguiram encontrar três veículos que haviam sido roubados. O primeiro deles foi localizado no bairro Castelo Branco, após a viatura ser acionada na região. O carro tinha registro de furto na cidade de Contagem e estava em processo de desmanche, já suspenso e sem as rodas. Os militares entraram em contato com o proprietário, que compareceu ao local e recuperou o bem. 

Pouco depois, a PM encontrou um Fiat Uno em local isolado, perto de uma estrada vicinal. O automóvel não tinha sido danificado, mas, em consulta ao sistema, os militares confirmaram a ocorrência registrada pelo roubo do mesmo, encaminhado para o pátio credenciado. E, em patrulhamento pelo bairro Boa Vista, os policiais recuperaram uma motocicleta. O condutor foi encaminhado à Delegacia Regional de Betim.

 

Rapaz de 22 anos é morto em Sítio Novo

Segunda, 19 Junho 2017 11:32

Mais um assassinato foi registrado em Mateus Leme, dessa vez, no distrito de Sítio Novo. Josué dos Santos Mendes estava na porta de casa, na rua José Gaudêncio de Souza, quando foi atingido por um tiro nas costas. A mãe do jovem contou à Polícia Militar que estava no interior do imóvel quando ouviu o barulho do disparo. Logo depois, conforme o depoimento dela, o filho entrou e chegou a dizer: “aquele desgraçado me acertou”, desfalecendo em seguida. No entanto, a mulher não soube dar pistas sobre o possível autor do homicídio. A família afirmou que Josué não tinha envolvimento com drogas e levantou a suspeita de crime passional. Ainda de acordo com os parentes do rapaz, há cerca de 15 dias ele apresentava comportamento diferente.

Os entusiastas do esporte em Juatuba estão em festa. Pela primeira vez, atletas da cidade participam dos Jogos Intermunicipais de Minas – Jimi – e disputam as partidas eliminatórias nesta semana em João Monlevade. A grande final será no domingo, 18. A delegação do município conta com 46 pessoas, de ambos os sexos, na faixa etária a partir dos 17 anos. 

A expectativa está voltada para os times de futsal e vôlei. De acordo com informações da assessoria de comunicação da Prefeitura tanto os times masculino quanto o feminino nessas modalidades têm grandes chances de obter boas colocações. O Município apoia os competidores com transporte, alimentação e hospedagem. 

O secretário de Esportes, Lazer e Juventude, Luiz Carlos dos Santos, em conversa com a reportagem, enfatizou a importância de Juatuba ser representada no campeonato. “Estamos muito felizes e ansiosos. Trabalhamos para valorizar e incentivar a prática desportiva e ver mais esse resultado é muito satisfatório. Queremos investir cada vez mais na área e com isso, certamente, teremos muitas conquistas”, comentou. 

Em 2017, o JIMI será realizado em três etapas. A microrregional é a primeira delas e aponta os classificados para a regional, entre 06 e 10 de setembro, em quatro sedes – Pitangui, São João del-Rei, Montes Claros e Itabira – com disputas de basquete, futsal, handebol e voleibol. A fase estadual, prevista para o período de 11 e 15 de outubro, terá os esportes coletivos, além dos individuais e paraolímpicos.

Foi instalado na terça-feira, 13, um radar na BR-262, próximo a empresa Tiberina, devido ao grande número de acidentes registrado no local. O equipamento foi colocado pelo consórcio responsável pela administração da rodovia, a pedido do Executivo de Juatuba. O intuito é fazer com que os motoristas fiquem mais atentos à sinalização na região e, principalmente, respeitem o limite de velocidade de 60 km/h. 

No início do ano, em entrevista ao JORNAL DE JUATUBA E MATEUS LEME, a prefeita Valéria Santos já havia mencionado a necessidade de obras no trecho. Na época, ela contou que foi a Brasília para reunião com representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte – DNIT – e reivindicou ao órgão uma trincheira para a entrada da Tiberina, facilitando o escoamento da produção e reduzindo os riscos na chamada “Curva da Galinha”.

O tráfico de drogas e as consequências do uso de substâncias entorpecentes têm sido assuntos muito discutidos, mas apesar dos alertas, aumenta a cada dia o número de jovens envolvidos com o meio. Diante do quadro, que na cidade também desperta preocupação, a Câmara de Mateus Leme promoveu uma audiência pública para debater o problema e buscar soluções junto à sociedade.

Estiveram presentes cerca de 150 pessoas, entre as quais, o prefeito Júlio Fares, vereadores, representantes da Polícia Militar, da Subsecretaria Antidrogas e da Coordenadoria Municipal de Saúde Mental. Além disso, a reunião teve a participação especial de alunos da Escola Estadual Domingos Justino Ribeiro. O foco foi principalmente alertar a juventude sobre os riscos do uso dos tóxicos. Na ocasião, integrantes do Centro de Recuperação e Assistência Social Integrada – Crasi – de Mateus Leme falaram sobre as dificuldades enfrentadas para deixar o vício.

Outro tópico da audiência pública foi a criação do Conselho Municipal Antidrogas. A proposta foi discutida com o chefe do Executivo, que apoiou a medida, que será formalizada em breve. A intenção é fazer com que o órgão auxilie na elaboração de políticas públicas de prevenção e conscientização sobre o uso de entorpecentes. Entre as primeiras ações projetadas, palestras nas instituições de ensino, em parceria com o Crasi. 

No início deste ano a Polícia Militar já havia começado o trabalho de prevenção por meio do processo de implantação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd. Unindo forças com a administração municipal, a corporação pretende ampliar as atividades para evitar ao máximo que crianças, especialmente aquelas já em situação de vulnerabilidade social, tenham contato com o tráfico e o mundo de violência que o acompanha.

A Legião da Boa Vontade – LBV – iniciou a campanha “O que é urgente para você?”. A mobilização visa ajudar famílias que enfrentam a seca, a fome e o frio em diferentes regiões do país. Por isso, a LBV estabeleceu como meta entregar 11 mil cestas básicas entre maio e julho deste ano, contendo alimentos que façam parte da rotina da população de Minas Gerais, do Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Sergipe e Tocantins. 

Fundada em 1950, no Dia da Paz e da Confraternização Universal, a organização atua como associação civil de direito privado, tendo sido idealizada pelo poeta e radialista Alziro Zarur. A entidade está em constante movimento de promoção de campanhas que incentivem a doação em 81 unidades de atendimento, em especial nesta época do ano em que a seca e as baixas temperaturas são problemas para famílias de baixa renda.

Além dos alimentos, a LBV pretende também doar 15 mil cobertores no Distrito Federal Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul. Interessados podem realizar doações pelo portal www.lbv.org/digasim, pelo telefone 0800 055 50 99, ou em um dos postos, cujos endereços podem ser consultados na página da organização na internet.

Oito após o sucesso do primeiro Junho Gospel realizado em Mateus Leme, a Prefeitura, em pareceria com o departamento de Cultura e a Associação dos Ministros Evangélicos de Mateus Leme – AMEM – promove mais uma edição da festa neste sábado, 17. Como de costume, o evento será realizado na Praça Benedito Valadares.

A expectativa é de que reúna um grande número de religiosos em momentos de fé, oração e louvor, a partir das 17h. Participam os ministérios Pedras Vivas, Laudem, Palavra, Prodígios e Milagres. Entre as atrações estão ainda o grupo Gerando Avivamento e Tiago Caires.

Festa de Junho reúne 30 mil pessoas

Segunda, 19 Junho 2017 11:23

Aproximadamente 30 mil pessoas participaram da Festa de Junho, realizada em homenagem aos padroeiros de Mateus Leme, Santo Antônio e São Sebastião, entre os dias 09 e 11 de junho. Com atrações de renome nacional, a dupla Zé Henrique & Gabriel, além das bandas Babado Novo e Sambô, as comemorações contaram ainda com a tradicional Cavalhada e espetáculo pirotécnico. 

Para garantir a segurança, a Polícia Militar disponibilizou 60 homens, com reforços do grupamento de choque e da cavalaria, presente pela primeira vez no evento. A Prefeitura contratou 70 profissionais para dar mais tranqüilidade ao público.  “Não há como fazer uma bela festa sem investir na proteção das pessoas. E foi o que fizemos, com um resultado muito positivo, sem registros de ocorrências graves durante o período”, afirmou o prefeito Júlio Fares.

SUGESTÃO DE MATÉRIA

EDIÇÃO EM PDF ONLINE