Usiminas patrocina projeto com foco no controle inteligente de resíduos

0
42

Proposta apresentada por startup em evento do Mining Hub prevê a instalação de sistema integrado para aumento da segurança, sustentabilidade e transparência dos processos

Nessa terça-feira, 11, Belo Horizonte recebeu o evento “DemoDay” (ou dia de demonstração) onde foram conhecidos projetos de base tecnológica desenvolvidos em conjunto por mineradoras, fornecedores do setor e startups de várias partes do país. A pauta do “DemoDay” foi inovar para tornar ainda mais transparentes e sustentáveis as atividades do setor minerário.

O evento realizado pela Mining Hub, que é um canal direto de inovação aberta, contou com a participação da Mineração Usiminas – Musa – como “madrinha” da startup Upsensor, que desenvolveu para a empresa o projeto “Controle Geotécnico de Pilhas e Barragens”.

A proposta apoiada pela Musa prevê um modelo inteligente para integração das informações e suporte à tomada de decisões. O objetivo é usar a tecnologia para a instalação de um sistema integrado de controle e monitoramento, visando a segurança das estruturas. 

A startup trabalhou por três meses, com foco no desafio apresentado pela Musa. Os estudos incluíram a necessidade de revisão de instrumentos e tempos de resposta, implantação de malha de sensoriamento e do aprimoramento do Plano de Ação Emergencial, diante das inovações apresentadas.

O resultado foi a criação de um projeto que permitirá o acompanhamento geotécnico das estruturas de disposição de rejeitos em tempo real, o aumento da frequência das análises e a formação de banco de dados unificado. Também será possível obter informações de suporte à tomada de decisão por meio da integração de informações, que poderão ser compartilhadas em larga escala por meio de aplicativo móvel.

“A participação da Musa no evento é de suma importância para o setor. A iniciativa é um marco na interação entre o nosso setor com empresas fornecedoras de serviços e soluções com base na tecnologia de ponta”, afirma o analista de mineração sênior, Eduardo Costa Corrêa, que atua na área de Planejamento, Lavra e Geotecnia.

O Mining Hub continua com outros ciclos de desenvolvimento. “A expectativa é de que nas próximas fases a Musa possa participar novamente do trabalho de elaboração de novos produtos tecnológicos, com foco na solução de seus problemas específicos”, ressalta o gerente-geral do Projeto Compactos, Antônio Neves Santana.

DemoDay

A iniciativa do Instituto Brasileiro de Mineração – Ibram – envolveu 11 startups e é uma das ações da indústria mineral em resposta às demandas da sociedade. Diante de dez desafios para cinco áreas de atuação, as empresas apresentaram soluções desenvolvidas ao longo dos últimos quatro meses, no ambiente de inovação Mining Hub – www.mininghub.com.br.

Foram indicadas propostas para “Eficiência Operacional”; “Fontes de Energia Alternativa”; “Gestão de Água”; “Gestão de Resíduos” e “Segurança: Operacional e SSO, Desenvolvimento Social”. Esses projetos poderão, a partir de agora, serem transformados em negócios, tanto no Brasil quanto no exterior.

As startups foram patrocinadas por “mineradoras-madrinhas” e também receberam apoio e suporte técnico de empresas fornecedoras do setor. O “DemoDay” foi realizado na Escola de Direito D. Hélder Câmara, em Belo Horizonte, com a participação de autoridades e executivos do setor de mineração.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui