Ministério da Saúde anuncia reforço no “Mais Médicos” e abre mais uma seleção

0
40

Juatuba precisa de mais quatro profissionais para completar quadro de atendimento da atenção primária do programa

O Ministério da Saúde anunciou essa semana um reforço na assistência à Atenção Primária pelo programa “Mais Médicos” a partir deste mês de julho, com a contratação de 1.481 profissionais brasileiros para atender nas unidades de saúde dos municípios participantes. 

De acordo com o governo federal, inicialmente serão contemplados neste edital do Mais Médicos áreas historicamente com maiores dificuldades de acesso, como, por exemplo, ribeirinhas, fluviais, quilombolas e indígenas.

Juatuba participa do programa, o qual prevê para o município a atuação de oito médicos, porém, desde 2018, apenas quatro estão em atividade. De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, os profissionais saíram por motivos pessoais e até agora não foram enviados novos profissionais pelo governo federal para ocuparem os postos de atendimento.

A reportagem entrou em contato com o Ministério da Saúde, que informou que está fazendo um levantamento detalhado dos municípios que receberão novos médicos e recursos financeiros em julho e que, devido à grande quantidade de cidades contempladas, não era possível fornecer detalhes se Juatuba já entra ou não nesse pacote de reforço da Atenção Primária, até o fechamento desta edição.

Os médicos que tiveram as inscrições concluídas na 1ª fase do edital vigente tinham até o dia 28 de junho para se apresentarem nas cidades. Os números consolidados dos médicos homologados e a lista dos municípios com vagas preenchidas serão divulgados na segunda-feira, 08.

Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, esta primeira fase do 18º ciclo do programa priorizou a participação de profissionais formados e habilitados com registro do Conselho Regional de Medicina – CRM – do Brasil. A nova seleção será destinada aos médicos brasileiros formados em instituições estrangeiras com habilitação para exercício da medicina no exterior. Os profissionais interessados em aderir ao programa Mais Médicos terão entre os dias 8 e 12 de julho para fazer a inscrição, que será realizada, exclusivamente pela internet, através do Sistema de Gerenciamento de Programas – SGP –, no site do programa: http://maismedicos.gov.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui