Bandas de Juatuba e Mateus Leme recebem novos instrumentos do governo do estado

0
56

A Associação Arte Cultura e Fantasia – AACF, de Mateus Leme, e a Corporação Musical Imaculada Conceição, de Juatuba, receberam novos instrumentos pelo programa “Bandas de Minas”, do governo do estado. A solenidade de entrega ocorreu nessa quarta-feira, 17, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

O programa faz parte das ações da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo – Secult – e da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais – Codemge. Além de Juatuba e Mateus Leme, outros 64 municípios foram beneficiados. Ao todo, o governo do estado entregou 268 instrumentos.

Em conversa com a reportagem, a Associação Arte Cultura e Fantasia destacou a chegada dos novos instrumentos como sendo muito positiva, especialmente pelo fato da oficina de música “Tambores da AACF”, que utiliza instrumentos percussivos, estar completando 10 anos.

A AACF é uma entidade sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública municipal desde 2006 e de utilidade pública estadual desde 2007. A Associação tem suas atividades voltadas para a cultura, esporte, arte e educação. Ela é destinada a criação de projetos sociais e culturais voltados para adultos, adolescentes e crianças a partir dos cinco anos de idade. Atualmente, a Associação desenvolve cinco oficinas: “Sons de Batuque”, que é para o grupo de palco e shows; “Dançando com Arte”; “Coral Encantado”, com aulas de canto; “Teatro Arte e Fantasia”, além da “Tambores da AACF”.

Papel social

A Associação Arte Cultura e Fantasia de Mateus Leme tem por objetivo proporcionar a interação social e cultural entre crianças e adolescentes por meio da música, bem como promover a integração destes no convívio familiar através de encontros que abordem temas voltados às dificuldades enfrentadas.

A AACF oferece, também, a participação de crianças e adolescentes em eventos culturais e passeios, possibilitando a realização de apresentações musicais e o contato com outras comunidades culturais. Para tanto, a Associação oferece, através da música, da dança, do teatro, entre outras atividades, a possibilidade de inserção social e cultural das crianças e adolescentes que vivem em situação de risco social, criando noções de responsabilidade, limites, compromisso e educação, além de melhorar a autoestima e o senso de cooperação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui