Aluna de Azurita tira 920 na redação do Enem diz que nota é sinônimo de foco

0
6054

Mateus Leme é sempre nota 10 na Educação. Os estudantes da cidade são destaques em feiras e reconhecidos como talentos em Ciências, Matemática e muitas outras áreas do conhecimento. E mais uma vez, uma estudante da cidade comprova a habilidade escolar. Lorena Lourdes Ferreira, de 22 anos, conferiu a nota da redação do Enem e tem muitos motivos para ficar feliz: Ela obteve 920 pontos, um resultado excepcional. “Eu estudei muito para a prova, mas fiquei muito surpresa e feliz com o resultado”, conta.

A jovem que mora em Azurita, estudou em escola pública e formou em 2015, na Escola Estadual Elias Salomão. Após concluir o Ensino Médio, Lorena chegou passou em uma Universidade Federal, mas precisou voltar para casa e agora, tenta mais uma vez ir em busca do seu sonho. “Eu passei em Nutrição na Universidade Federal de Uberlândia, mas, infelizmente, por motivo de doença na família tive que abrir mão dos estudos e voltar para Mateus Leme. Hoje, meu sonho é cursar gastronomia em Belo Horizonte, e espero conseguir uma bolsa pelo ProUni”, afirma.

Lorena garante que além do foco nos estudos, o gosto pela leitura e a determinação foram essenciais para o bom desempenho. “Sempre fui boa aluna, gosto muito de ler, minha família é humilde e eu e minhas irmãs dependemos de bolsas para estudar. Fui incentivada a correr atrás do meu sonho. Como minha irmã mais velha, que faz doutorado na UFMG é uma inspiração para mim, quero ser uma inspiração para minhas irmãs mais novas”.

Em 2019, Lorena assinou um plano de estudos online para ajudar a se preparar para o Enem. “Foram 10 meses de preparação, com foco total, três horas diárias”, relembra. E para os estudantes que irão fazer o Enem este ano, Lorena diz que a melhor dica é controlar a ansiedade e atualizar-se sobre o que está acontecendo no Brasil e no mundo. “A redação é a melhor chance de aumentar a média do aluno, então vale apena estudar. Outra dica é assistir os vídeos no YouTube do professor Rômulo Bolívar, ótimo professor de redação. E além disso, não desistir”, finaliza.

Minas é o estado com mais notas 1.000

Após a divulgação das notas do Enem 2019, Minas Gerais alcançou o pódio ao ser o estado com maior número de redações nota máxima: 13, em um total de 53 no país. E, a maioria dos estudantes que receberam essa nota foram mulheres. Das 13 notas 1.000 no estado, 10 foram de mulheres. Em seguida no ranking está o Ceará e Rio de Janeiro, com seis notas máximas, cada. São Paulo é o quarto colocado, com quatro redações nota 1.000.

O tema da edição foi Democratização do acesso ao cinema no Brasil. O texto deveria ser do tipo dissertativo- -argumentativo, com até 30 linhas, desenvolvido a partir da situação- -problema proposta e de ideias oferecidos pelos textos exemplificativos presentes no exame.

Nota que marca a vida

Foi em 2003 quando Eriane Angélica Grigório, hoje com 36 anos, realizou o Enem pela primeira vez, na época, a redação valia 100 e azuritana conseguiu 98 pontos, o que lhe abriu caminhos para cursar o ensino superior. “Eram pouquíssimos os alunos que conseguiam notas boas, incluindo os de escolas particulares. Meus professores, diretora e amigos ficaram entusiasmados, afinal, eu era uma aluna de escola pública, estudando somente com livros emprestados de professores e da biblioteca comunitária de Azurita”, relembra.

Eriane cursou a Escola Estadual Manoel Antônio de Souza, onde concluiu o Ensino Médio. Com a nota no Enem, teve oportunidade de fazer Psicologia em Montes Claros, entretanto por ser longe de casa e com custos altos de moraria e alimentação, voltou para Mateus Leme. “Ainda com a nota, me inscrevi para os cursos de Direito e Comunicação Social e fiquei com a última opção”, relata.

Incansável nos estudos, ela fez a prova cinco anos seguidos, e em todos conseguiu notas boas. “Pude escolher cursos pelo ProUni, em universidades particulares e, após algum tempo, criaram o Sisu, que permite o ingresso nas Federais”, conta.

Eraine, também deixa uma dica para quem está se preparando para realizar o Enem. “Abusem das plataformas digitais, leiam muito e pratiquem. Hoje, há aplicativos gratuitos, sites especializados para ajudar nos estudos. Além disso, pesquisem bastante sobre cada profissão, pois pode ser que você acabe descobrindo outras mais interessantes e adequadas ao perfil”, garante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

4 × três =