APAE tem programação especial na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

0
60

Com o tema “Família e Pessoa com Deficiência: Protagonistas na Implementação das Políticas Públicas”, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla começou nessa quarta-feira, 21, com alunos e usuários da APAE de Mateus Leme. Neste ano, a instituição tem como proposta, alavancar o esporte entre os alunos e garantir uma vaga nos próximos Jogos Escolares. Paralelamente ao evento, acontecem as Olímpiadas da APAE com jogos internos, em diversas modalidades. “Nossa intenção é no ano que vem possamos participar dos jogos municipais”, explicou Marilza Carmosina da Silva, diretora pedagógica da APAE de Mateus Leme.

A programação continua neste sábado, 24, com uma passeata, às 8h, em direção ao Coreto da Matriz, que contará com a participação da Fanfarra da APAE e Tambores da ACF. Após, haverá barraquinhas com exposição de artesanatos produzidos pelos alunos.

Já na segunda-feira, 26, haverá palestra às 18h, com Michelle Malab, mãe de um aluno com autismo e que terá como tema a interação e troca emocional, voltada para pais e educadores.

Segundo a diretora pedagógica da APAE, Marilza Carmosina, a atenção dos pais é essencial para o desenvolvimento da pessoa com deficiência. “Os pais devem estar atentos desde cedo para identificar se a criança possui qualquer deficiência. Algumas não são identificadas com exame de sangue e a descoberta precoce irá garantir o desenvolvimento pleno. Após o diagnóstico, os pais devem se preparar para uma rotina distinta da que imaginavam. E isso não é algo negativo, como muitos  pensam. É apenas diferente”, ressalta a diretora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui