Primeiras comunidades atendidas pelo programa
As comunidades de Azurita e Serra Azul foram as primeiras a receberem o programa “Assistência Social Itinerante”, da Prefeitura de Mateus Leme. A iniciativa, que tem como objetivo estreitar o vínculo da Secretaria Municipal de Assistência Social com a população, começou na semana passada em Azurita e nessa semana foi levada para Serra Azul.
Durante o evento, a secretária da pasta, Raquel Aparecida Gomes, e os coordenadores dos equipamentos municipais de Assistência Social esclareceram dúvidas da população e explicaram como funciona a rede de proteção. A expectativa é manter a comunidade bem-informada, motivando-a a participar das ações e usufruir dos serviços ofertados no município.“Estamos realizando um cronograma de visitas no município para que nossos benefícios alcancem a todos, sem exceção”, afirmou a secretária.
Com a descentralização da Assistência Social, a pasta já recebeu novas demandas e as encaminhou ao Centro de Referência Especializada em Assistência Social – CREAS –, ao Centro de Referência em Assistência Social – CRAS –, ao Espaço Sociocultural da Criança e do Adolescente – Projeto ESCA, ao Conselho Tutelar, Bolsa Família, Cadastro Único – CadÚnico, Projeto Acolher, entre outros.
O prefeito Júlio Fares reforçou a relevância do programa. “É importante que a população tenha acesso e interaja com a administração pública para que os moradores de cada região da cidade possam conhecer as ações realizadas pela Assistência Social. Sem mencionar que o diálogo com a comunidade é vital para que a conheçamos e possamos fazer com que ela saiba dos benefícios que disponibilizamos”, disse.
A próxima edição do “Assistência Social Itinerante” será no distrito de Sítio Novo, no dia 22 de agosto.