Casos de dengue crescem e alertam para possibilidade de epidemia em Juatuba

0
614

Há um ano Juatuba viveu uma epidemia de dengue sem precedentes. A cidade figurou como destaque entre os municípios de Minas Gerais onde a incidência da doença era muito alta, ou seja, 3.711,67O por 100 mil habitantes. A situação atual não fica muito distante do cenário de 2019: os números do novo Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde mostram que nas últimas quatro semanas, 22 possíveis casos da doença foram registrados, um crescimento de 66% em apenas uma semana.

O município está com o coeficiente de incidência acumulada em 83,7, ou seja, o risco de que um indivíduo pertencente à população em risco seja afetado pela doença ainda é baixo, mas cresce a cada boletim.

Segundo a Secretaria de Saúde a situação só não é pior em decorrência dos mutirões para recolhimento de inservíveis, como o realizado no bairro Satélite, quando foram retiradas 90 toneladas de lixo e entulhos. Porém, a iniciativa foi suspensa e não está acontecendo em outras localidades em decorrência das chuvas.

O JORNAL DE JUATUBA E MATEUS LEME entrou em contato com a Prefeitura de Juatuba solicitando o cronograma e as ações em combate a proliferação do mosquito Aedes aegypti, todavia, até o fechamento desta edição não obteve resposta.

Em Minas, atualmente, são quase 10 mil casos da doença até o momento e, a estimativa feita pelo Ministério da Saúde, é que em todo país sejam diagnosticados cerca de 100 mil infectados, um aumento de 71% em relação ao primeiro bimestre de 2019.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

um + 19 =