Chuvas intensas causam alagamentos e prejuízos em Mateus Leme e região

0
716

Estradas intransitáveis nos municípios são alguns dos problemas que já voltaram a aparecer

Há algumas semanas, o JORNAL DE JUATUBA E MATEUS LEME mostrou pontos de Mateus Leme que estão em alerta com o período chuvoso. Essa situação tornou-se mais consistente nos últimos dias, quando foram, mais uma vez, registrados alagamentos e problemas nas ruas de diversos bairros. A administração municipal informou que tem realizado vistorias para analisar possíveis soluções.

Na semana passada, o Ribeirão Mateus Leme, no trecho que corta o distrito de Azurita, transbordou e alagou diversas residências, principalmente as que fazem fundo com o curso d’água. Agentes da Defesa Civil avaliaram a área e afirmaram que após o período chuvoso será feito planejamento para desassoreamento do ribeirão.

Em outro ponto da cidade, no bairro Atalaia, moradores foram até as redes sociais pedir socorro diante da inacessibilidade. A principal via de acesso à comunidade foi tomada pela lama e tornou-se impossível passar com veículos. Muitos relatos inclusive apontaram o risco de transitar no local a pé, com histórico de quedas dos pedestres.

Para discutir soluções e planejar ações efetivas de apoio aos atingidos pelas chuvas, o Corpo de Bombeiros organizou uma reunião com os núcleos da Defesa Civil de Juatuba, Florestal, Igarapé, São Joaquim de Bicas e Mateus Leme. O objetivo principal foi alinhar entre a corporação e o órgão, a situação de cada município e buscar estruturar melhor os serviços, principalmente para os períodos chuvosos e secas severas na região. Um plano de apoio mútuo está sendo construído para nortear os trabalhos.

Em Mateus Leme, a Defesa Civil ampliou os trabalhos por meio de um número de Plantão 24h. Em caso de ocorrência de alagamentos, deslizamentos ou outras adversidades, moradores podem solicitar auxílio pelo telefone (31) 9 8885-0549. A Defesa Civil Estadual também disponibiliza gratuitamente um alerta de chuva forte e outras situações do clima via mensagem de texto no celular. Basta enviar o CEP da residência para 40199 e o cidadão já receberá resposta se sua região está apta ao serviço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

4 × dois =