Comércio não essencial reabre aos finais de semana em Mateus Leme

0
217

A Prefeitura de Mateus Leme anunciou que a partir deste sábado, 1º, o comércio não essencial vai funcionar nos finais de semana. A medida de fechamento foi tomada para controlar a circulação de pessoas. De acordo com o prefeito Júlio Fares, a reabertura se dá com foco na economia e na confiança da colaboração da população no combate à Covid-19.

Com a volta do funcionamento, bares podem abrir com a opção de retirada no balcão, mas não é possível receber clientes no interior do estabelecimento. Além disso, os empresários devem tomar medidas para evitar a aglomeração de pessoas nos arredores dos estabelecimentos. Outros segmentos como salões de beleza, igrejas e templos podem retomar as atividades no sábado e domingo, conforme o que vem sendo feito durante a semana.

O secretário de saúde, Rafael Augusto, atualizou os números na cidade durante transmissão ao vivo com o prefeito. Até quinta-feira, 30, 133 casos foram confirmados em Mateus Leme. O número de óbitos também cresceu, chegando a seis nesta semana. Há ainda dois pacientes internados no Hospital de Campanha e ambos aguardam resultado de exame para confirmação da doença. No total, o município já contabiliza 1.295 notificações.

O telemonitoramento de pacientes suspeitos e confirmados foi ampliado com a contratação de mais profissionais. As ligações continuam sendo feitas de 48h em 48h e a orientação é para que a pessoa que sinta o agravamento dos sintomas se encaminhe à UPA, para avaliação da necessidade de internação.

Júlio lembrou aos moradores que é importante prestigiar o comércio local para que a economia da cidade possa superar esse momento difícil, mas que não se pode deixar de lado os cuidados. Por isso, no próximo final de semana, a pedido da população, a fiscalização será reforçada nos supermercados, prevendo um aumento no movimento devido ao Dia dos Pais e por ser o quinto dia útil do mês.

O presidente da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e Prestação de Serviços de Mateus Leme, Wisley Santiago, também compareceu à reunião e agradeceu a colaboração dos comerciantes na aplicação das medidas de segurança. Ele ressaltou que a entidade e a prefeitura mantiveram contato constante para identificar as melhores medidas para bem-estar da população.

Adesão ao Minas Consciente

Mateus Leme não aderiu ao programa do Governo do Estado de reabertura dos serviços, pois o plano estadual havia sido inaugurado quando a cidade já vinha em processo de retomada da operação do comércio. Nesta semana, o governador Romeu Zema anunciou novas regras para o “Minas Consciente”, e a Prefeitura divulgou que a adesão será reavaliada. Estudos estão sendo feitos para verificar se é viável para cidade adotar as medidas estaduais, e se a participação no “Minas Consciente” trará benefícios para o município, de maneira geral. As novas regras passam a valer no dia 6 de agosto, quando o Comitê Extraordinário Covid-19 divulgará as ondas a serem seguidas por cada microrregião. Além disso, o novo modelo trará critérios específicos para cidades com menos de 30 mil habitantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui