Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba elege nova presidência

0
666

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba (CBH Paraopeba) elegeu nesta semana a nova presidência que ficará à frente dos órgãos no exercício 2020-2022. O atual secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Betim, Ednard Tolomeu, tomou posse como presidente em chapa única. A comissão é composta por membros do poder público federal, estadual e municipal, da sociedade civil e usuários de água.

Ednard já ocupava o cargo de vice-presidente do comitê desde junho de 2019. O comitê tem a função de gerenciar os recursos hídricos da bacia hidrográfica do Paraopeba, da qual fazem parte os municípios de Juatuba e Mateus Leme. É também de competência da nova diretoria gerir o comitê para promover o debate sobre as questões hídricas, julgar em primeira instância os conflitos relacionados com o uso da água, aprovar e acompanhar a execução do plano de recursos hídricos da bacia, bem como estabelecer mecanismos de cobrança pelo uso da água.

O Rio Paraopeba é um dos mais importantes tributários do Rio São Francisco, abrange uma área de 12.054,25 km² (cerca de 5,14% do território da bacia do Rio São Francisco) e tem na sua bacia uma população de aproximadamente 1,5 milhão de habitantes, residentes nos 48 municípios que a compõem. O CBH Paraopeba foi criado por decreto estadual em 1999, responde ao Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam)e possui 72 conselheiros, titulares e suplentes.

“A minha eleição veio em um momento histórico. O rompimento da barragem de rejeitos da mina “Córrego do Feijão”, da mineradora Vale, em Brumadinho, atingiu o Rio Paraopeba e vem transformando a realidade e o cotidiano da bacia do rio. Colaborar para reverter esse quadro será o foco das minhas atividades mais efetivas na gestão. Asseguro que teremos uma gestão preocupada com a recuperação do Rio Paraopeba, com oferta de água em quantidade e qualidade, sendo assegurado a múltiplos usos”, afirma Ednard.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

dezessete + dez =