Moradores aguardam pavimentação da Avenida Humberlino de Carvalho e alertam para incêndios em lotes vagos
Após anos de exposição à violência e criminalidade, como tráfico de drogas e até mesmo homicídios, os moradores do bairro Mangabeiras, em Mateus Leme, puderam comemorar essa semana a diminuição dos casos no local. A reportagem da coluna BAIRRO A BAIRRO esteve na região para ouvir os moradores, que disseram estar “tranquilos” com a situação atual e aproveitaram para cobrar obras de pavimentação e fazer um apelo pelo fim das queimadas nos lotes vagos.
Em conversa com os moradores, os mesmos relataram que durante anos estavam sendo forçados a conviver com o tráfico de drogas na região. A situação, além de causar pânico, também impedia os moradores de circular livremente pelo bairro.
Segundo Rosane Ramos, moradora do Mangabeiras há mais de dois anos, a situação tem mudado nos últimos tempos. “Ultimamente quase que a gente nem ouve mais falar sobre assalto ou crimes aqui. Realmente a coisa mudou muito e, graças a Deus, foi para melhor”, afirmou.
Gésus Antônio comentou com a reportagem que o local só recebeu melhorias depois que a Polícia Militar passou a atuar no bairro e que a ação policial no Mangabeiras, além de estar inibindo os criminosos, tem permitido que o aumento da sensação de segurança. “Eu moro aqui há mais de 35 anos e vi a polícia dar um jeito nesse bairro. Eles têm feito muita patrulha aqui”, explicou.
Obras de pavimentação
Embora o clima do bairro seja de comemoração em relação à segurança, os moradores não deixaram de queixar da falta de pavimentação. Gésus Antônio, destacou que a população carece de uma obra que já foi solicitada diversas vezes à Prefeitura: “Precisamos que a Prefeitura nos atenda com a pavimentação da Avenida Humberlino de Carvalho e vias paralelas, por onde circulam os ônibus do transporte coletivo”.
De acordo com Gésus, a obra vai resolver a maior parte dos problemas enfrentados em época de chuva. “Já pedimos muitas vezes para calçarem e asfaltarem essa rua. Afinal, é aqui o ponto final do ônibus e onde ele passa sempre. Quando chove ele não consegue subir e a gente precisa ficar esperando no meio da rua, tomando chuva”, conta.
Gésus disse também que esteve com o prefeito Júlio Fares, há aproximadamente 20 dias, para tentar resolver a situação e que o prefeito foi sensível à situação e prometeu que a obra será feita.
Pavimentação
Em contato com o prefeito, ele confirmou a reivindicação dos moradores e garantiu que a pavimentação está no cronograma de obras da administração. “Até o final deste ano, a Avenida Humberlino de Carvalho será pavimentada, a partir da caixa d’água até o trecho que a liga ao bairro Planalto/Londrina. O trecho a ser pavimentado será de aproximadamente um quilômetro.
Queimadas
Durante a reportagem no bairro Mangabeiras, foi possível presenciar focos de queimada em diversos lotes. A fumaça e fuligem dominou praticamente todo o bairro e, em alguns locais o fogo chegou muito perto das residências, colocando em risco a vida dos moradores.
A dona de casa Maria Aparecida contou que essa é uma prática comum e aproveitou para fazer um apelo aos moradores. “Todo ano, nesta época de seca é a mesma coisa. O pessoal coloca fogo nos lotes e é a gente que fica com medo, porque aqui tem muito mato e o fogo quase ultrapassa os muros das nossas casas. Eu tenho criança pequena e essa fumaça faz muito mal para ela. Eu faço um apelo para que as pessoas tenham mais consciência”, desabafou.