Comunidade do bairro Mangabeiras comemora diminuição da criminalidade

0
105

Moradores aguardam pavimentação da Avenida Humberlino de Carvalho e alertam para incêndios em lotes vagos

Após anos de exposição à violência e criminalidade, como tráfico de drogas e até mesmo homicídios, os moradores do bairro Mangabeiras, em Mateus Leme, puderam comemorar essa semana a diminuição dos casos no local. A reportagem da coluna BAIRRO A BAIRRO esteve na região para ouvir os moradores, que disseram estar “tranquilos” com a situação atual e aproveitaram para cobrar obras de pavimentação e fazer um apelo pelo fim das queimadas nos lotes vagos.

Em conversa com os moradores, os mesmos relataram que durante anos estavam sendo forçados a conviver com o tráfico de drogas na região. A situação, além de causar pânico, também impedia os moradores de circular livremente pelo bairro.
Segundo Rosane Ramos, moradora do Mangabeiras há mais de dois anos, a situação tem mudado nos últimos tempos. “Ultimamente quase que a gente nem ouve mais falar sobre assalto ou crimes aqui. Realmente a coisa mudou muito e, graças a Deus, foi para melhor”, afirmou.

Gésus Antônio comentou com a reportagem que o local só recebeu melhorias depois que a Polícia Militar passou a atuar no bairro e que a ação policial no Mangabeiras, além de estar inibindo os criminosos, tem permitido que o aumento da sensação de segurança. “Eu moro aqui há mais de 35 anos e vi a polícia dar um jeito nesse bairro. Eles têm feito muita patrulha aqui”, explicou.

Obras de pavimentação

Embora o clima do bairro seja de comemoração em relação à segurança, os moradores não deixaram de queixar da falta de pavimentação. Gésus Antônio, destacou que a população carece de uma obra que já foi solicitada diversas vezes à Prefeitura: “Precisamos que a Prefeitura nos atenda com a pavimentação da Avenida Humberlino de Carvalho e vias paralelas, por onde circulam os ônibus do transporte coletivo”.

De acordo com Gésus, a obra vai resolver a maior parte dos problemas enfrentados em época de chuva. “Já pedimos muitas vezes para calçarem e asfaltarem essa rua. Afinal, é aqui o ponto final do ônibus e onde ele passa sempre. Quando chove ele não consegue subir e a gente precisa ficar esperando no meio da rua, tomando chuva”, conta.

Gésus disse também que esteve com o prefeito Júlio Fares, há aproximadamente 20 dias, para tentar resolver a situação e que o prefeito foi sensível à situação e prometeu que a obra será feita.

Pavimentação

Em contato com o prefeito, ele confirmou a reivindicação dos moradores e garantiu que a pavimentação está no cronograma de obras da administração. “Até o final deste ano, a Avenida Humberlino de Carvalho será pavimentada, a partir da caixa d’água até o trecho que a liga ao bairro Planalto/Londrina. O trecho a ser pavimentado será de aproximadamente um quilômetro.

Queimadas

Durante a reportagem no bairro Mangabeiras, foi possível presenciar focos de queimada em diversos lotes. A fumaça e fuligem dominou praticamente todo o bairro e, em alguns locais o fogo chegou muito perto das residências, colocando em risco a vida dos moradores.

A dona de casa Maria Aparecida contou que essa é uma prática comum e aproveitou para fazer um apelo aos moradores. “Todo ano, nesta época de seca é a mesma coisa. O pessoal coloca fogo nos lotes e é a gente que fica com medo, porque aqui tem muito mato e o fogo quase ultrapassa os muros das nossas casas. Eu tenho criança pequena e essa fumaça faz muito mal para ela. Eu faço um apelo para que as pessoas tenham mais consciência”, desabafou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui