Coordenadora da APAE de Juatuba desabafa sobre atraso de salários devido à falta de repasse da prefeitura

0
572
A coordenadora, Rozilange Silva, questionando o Prefeito Adônis Pereira sobre a renovação da parceria com a entidade este ano

Presidente da entidade afirma que reunião com prefeito já estava marcada e que “fala da funcionária não representa o que a APAE pensa”

Um tema polêmico virou comentário nas redes sociais de Juatuba esta semana: o desabafo da coordenadora da APAE do município, Rozilange Silva, questionando o Prefeito Adônis Pereira sobre a renovação da parceria com a entidade este ano, deixou muita gente apreensiva e famílias preocupadas com a possibilidade de a prefeitura não ajudar na manutenção dos trabalhos. Na publicação feita pelo Facebook, a coordenadora disse que o prefeito “havia prometido no período de sua pré-campanha e também após sua eleição, ser um parceiro da APAE e não um perseguidor”.

De acordo com Rozilange não é o que tem acontecido. O salário de alguns servidores da APAE está atrasado desde janeiro, porque não houve a renovação do convênio com a entidade. Na publicação, Rozilange também cobrou que o executivo “estabeleça em plano de trabalho e pague os salários, que é de direito dos poucos funcionários que ainda restam na entidade”.

A coordenadora da APAE explicou que o compromisso de pagar os funcionários é da entidade e que “não estamos fugindo desta responsabilidade. No entanto, para que a instituição possa cumprir com suas obrigações trabalhistas, o município também tem que cumprir com as suas”.

Segundo Rozilange, os funcionários que estão com os salários atrasados não receberam e nem recebem auxílio emergencial e possuem família para sustentar. “A sensação é que estamos sendo feitos de palhaços (as) a todo momento, por imposições de gestores (as) que ao meu ver, não entendem e nem querem entender o funcionamento dos serviços e as políticas públicas de direito no município. Às vezes me questiono se deveriam realmente ocupar o cargo que ocupam. Cuidado senhor prefeito, pelo que observamos, sua gestão está deixando a desejar, quatro anos passam rápido”. Disse a coordenadora.

Em contato com a coordenadora da instituição, ela reafirmou que o poder público é obrigado por lei a ofertar o serviço de habilitação e reabilitação com qualidade para as pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla, mas que não tem competência para fazê-lo, por isso existem as entidades para serem suportes. “São em média 148 pessoas com deficiência, cadastradas na APAE e residentes em Juatuba. Não queremos ser sustentados pelo poder público. O que queremos é o devido respeito enquanto prestadores de serviço. Queremos mais ação e menos mimimi. O prefeito deve cumprir com o dever dele, conforme eu mesmo disse na publicação”, afirmou Rozilange.

Prefeitura vai pagar

Em contato com a Presidente da APAE de Juatuba, Aline Barbosa, foi informado que a entidade fez uma reunião na segunda-feira, 22, com o executivo e que o prefeito se comprometeu a renovar a parceria com a entidade. “Enquanto presidente, posso dizer que a publicação de uma funcionária não traduz o posicionamento da instituição. Devido ao cenário mundial proveniente da pandemia, estamos passando por um momento de reestruturação organizacional que oportunamente será apresentado para a toda sociedade, considerando que a entidade necessita do apoio social para manter sua subsistência”, afirmou.

A presidente da APAE disse que a direção da instituição “irá se resguardar de todo e qualquer comentário acerca de publicações pessoais de seu quadro funcional. O acordo foi fechado com o executivo, ainda na segunda-feira, 22, e não foi em decorrência da publicação da funcionária, pois a reunião já estava marcada com antecedência”.

A renovação da parceria da APAE com a prefeitura de Juatuba, garantindo o repasse de R$304.897,37 já foi publicada no Jornal Oficial do Município.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

18 + dezesseis =