Educação se prepara para implementar o Currículo Referência de Minas Gerais

0
1313
Foto: Escola Municipal Judith de Abreu/ Prefeitura de Mateus Leme

A Educação dos municípios mineiros está mudando com a implementação do currículo referência de Minas, a partir da Base Nacional Curricular e que resultou na revisão dos currículos de todas as redes educacionais. O alto desempenho de Mateus Leme que obteve média 4,9 no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira, resultado maior que a média Estadual, que ficou com 4,6 e a Nacional que atingiu 4,7 é o novo desafio do município.

Segundo a assessora da Secretaria Municipal de Educação de Mateus Leme, pedagoga Mary Perpétua Nunes, durante o último ano foram realizados vários encontros com os pedagogos das escolas, além de estudos e discussões com os professores. “Sugestões de vídeos, músicas, experimentos, pesquisas, entrevistas, mini seminários, debates, produções de textos, as diferentes possibilidades de leitura foram repassadas e discutidas para serem trabalhados com alunos”, explica.

E a expectativa para a implementação do Currículo Referência de Minas Gerais é grande no município e a pedagoga salienta que percebe a chance de um trabalho com grandes possibilidades na linguagem oral e também escrita. “O educador que realmente se envolver poderá despertar o desejo e o interesse do aluno para a leitura, escrita, conhecimentos gerais e a comunicação, além de entender o processo do raciocínio matemático”, relata Mary.

Entre os pontos positivos para a assessora está o preparo do aluno para uma roda de conversa e com uma escrita e ortografia mais correta. Mas, entre as negativas, estão as habilidades que necessitam de tecnologias que as escolas ainda não podem oferecer, como computadores e internet.

Juatuba

Juatuba tem um dos maiores índices da educação do Estado. No ano passado, o IOEB do município chegou a 5,5, um aumento de quase 6% em comparação ao índice anterior, de 2017.

A reportagem do JORNAL DE JUATUBA E MATEUS LEME procurou a Prefeitura e perguntou sobre os preparativos para a implantação do Currículo Referência de Minas Gerais no município, entretanto até o fechamento desta edição não houve resposta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

três × 1 =