Fim de semana de celebrações em honra a Nossa Senhora Aparecida

0
764

Paróquias de Mateus Leme e Juatuba prepararam programação respeitando as normas de combate a pandemia

A festa de Nossa Senhora Aparecida, a santa padroeira do Brasil, é uma das mais tradicionais entre os católicos do país. Neste ano, assim como as outras celebrações de 2020, a programação precisou ser alterada para se encaixar nas normais de proteção contra a Covid-19, mas nem por isso a festa será menos bonita. Desde ontem, 09, as comunidades já acompanham as missas.

Em Juatuba, a Paróquia de São Sebastião é responsável por duas igrejas de Nossa Senhora Aparecida e, cada uma delas, terá um cronograma de eventos diferente. No Canaã, neste sábado, 10, e no domingo, 11, haverá celebração eucarística às 15h e às 18h. No dia 12, dia da santa, as missas serão realizadas em mais horários: 5h, 8h, 11h, 15h, 17h e às 19h. Uma carreta com a imagem de Nossa Senhora sairá da porta da igreja às 9h. A partir das 11h30 haverá a retirada de um almoço especial no pátio da igreja, cada marmitex custa R$ 10.

Enquanto isso, na igreja do bairro Samambaia, a celebração deste sábado será às 19h30. Amanhã, a missa será às 10h e, em seguida, haverá a distribuição dos almoços também no pátio da igreja. Na segunda-feira, 12, a primeira missa será às 6h. Às 9h30 haverá carreata saindo da comunidade Imaculada Conceição, passando pela comunidade de São Francisco e indo até a igreja. Outra celebração será realizada às 11h. No Samambaia haverá barraquinhas delivery todos os dias.

Para informações sobre como adquirir as refeições nas duas igrejas, entre em contato com a paróquia pelo telefone (31) 3535-8578. A presença nas missas em Juatuba está seguindo o decreto municipal, que permite a lotação máxima nos templos de 30% da capacidade total todos os dias e é proibida a aglomeração de pessoas no entorno da igreja após o término das celebrações.

Sem missa na Serra do Elefante

A missa pela manhã na capela no alto da Serra do Elefante é uma tradição dos mateus-lemenses no dia de Nossa Senhora Aparecida. Neste ano, por causa da pandemia, a Paróquia de Santo Antônio e São Sebastião achou mais seguro não realizar o evento visto que ele sempre reúne número expressivo de devotos e romeiros. Além disso, a Diocese de Divinópolis emitiu orientação para que não sejam realizadas missas e celebrações em locais abertos, justamente pela dificuldade de controle do número de pessoas e das medidas sanitárias.

Para suprir a falta da tradicional celebração, a paróquia preparou uma programação que levará a santa para mais perto dos fiéis no dia 12. Às 7h haverá missa na comunidade de Sítio Novo. Já às 8h, a celebração será realizada na Matriz de Santo Antônio, com transmissão pelas redes sociais e pela rádio Matele. Em seguida, às 9h, haverá uma benção especial e a carreta sairá às 9h30 da Praça da Matriz. O itinerário completo está disponível nas páginas da paróquia nas redes sociais.

Às 15h será realizada a consagração de Nossa Senhora, evento que também terá transmissão pela internet e rádio. Às 18h é a vez das comunidades de Queiroz e Imperatriz festejarem Nossa Senhora Aparecida. A paróquia não abriu agenda para as celebrações do dia 12, a orientação é que a comunidade acompanhe de casa e se prepare para receber a imagem da santa durante o cortejo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

três × três =