Igreja divulga programação da Festa de Santo e São Sebastião

0
371

Procissões serão animadas pela Banda Municipal, acompanhadas pelos cavaleiros da Cavalhada

A Cavalhada, tradicional festa religiosa que acontece todos os anos em Mateus Leme, se inicia no dia 1º de junho, com a abertura da trezena (período de treze dias consecutivos preparatórios para a festa). Do dia 1º ao dia 13, a Paróquia de Santo Antônio celebrará na Igreja Matriz, localizada na Rua Serra Azul, Centro, o ato litúrgico com diversos padres da região.

Após o término da trezena, se inicia o dia de Santo Antônio e São Sebastião, que será comemorado por meio da procissão, a fim de percorrer as ruas da cidade. Entre os dias 14 a 16, serão realizadas queima de fogos, com celebração eucarística. As procissões serão animadas pela Banda Municipal de Mateus Leme, além de serem acompanhadas pelos cavaleiros da Cavalhada de Santo Antônio.  

O evento se encerra no dia 18, com a missa na Matriz e entrega das bandeiras aos festeiros. Haverá barraquinhas todos os dias.

História

Estima-se que, em Mateus Leme, a primeira cavalhada tenha sido realizada na segunda metade do século XIX. E, devido aos costumes locais, a encenação foi abarcada pela festa dos padroeiros “Santo Antônio” e “São Sebastião”, sempre no mês de junho.

A cavalhada é uma representação de batalhas que se passam no século VI, entre mouros e cristãos, época em que viveu o imperador Carlos Magno, rei dos francos, o qual tinha como religião o Cristianismo.

Os mouros eram povos da África, de religião islâmica, que objetivavam invadir o Centro-Norte da Europa para a conquista de territórios. As lutas foram imortalizadas no século XIII, pela rainha Isabel, de Portugal, que instituiu a tradicional cavalhada, representação teatral inspirada na contação dessa história medieval, na qual os “exércitos”, formados por 24 atores vestidos de vermelho e azul, lutam pela rainha, pela Terra Santa e pela hegemonia de sua religião.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui