Janeiro Branco: campanha destaca importância da saúde mental

0
2255

Ação é da iniciativa privada; porém, Juatuba e Mateus Leme realizam promoção do bem-estar psíquico durante todo o ano, através da rede pública

Idealizado pelo psicólogo Leonardo Abrahão há exatos cinco anos, o “Janeiro Branco” convida as pessoas a refletirem sobre suas vidas, a qualidade dos relacionamentos e incentiva o debate sobre o tema em todos os espaços.

O mês coloca como foco a Saúde mental, e a escolha do período é estratégica, pois o começo do ano comumente é vivido com ansiedade pelo desejo de cumprir as metas dos meses subsequentes. Sem contar que a maioria das pessoas não supera o fim do ano anterior, deixando que as frustações por não ter conseguido cumprir as metas estipuladas, tenham lugar de destaque no seu dia a dia.

A campanha faz um alerta para que todos comecem um novo ciclo de vida, de maneira sadia, tanto emocional quanto espiritualmente e que, para proceder a restauração mental procurem acompanhamento psicológico ou, em casos mais leves, compartilhem seus sentimentos com outras pessoas, amigos ou nos ambientes de trabalho.

Juatuba e Mateus Leme não aderem

A Unidade de Saúde Mental de Juatuba realizou a campanha em 2019, entretanto neste ano não aderiu à iniciativa e o foco da unidade será fomentar ações em 18 de maio, quando é comemorado o dia da luta antimanicomial e no setembro amarelo, que enfatiza a prevenção e conscientização contra o suicídio.

O JORNAL DE JUATUBA E MATEUS LEME entrou em contato com a Prefeitura de Juatuba, mas até o fechamento desta edição não houve retorno. A Secretaria de Saúde de Mateus Leme alega que por conta de mudanças na pasta, não realizará nenhuma ação para a campanha, mas que durante o ano, serão feitas ações em prol da saúde mental.

Atendimentos durante o ano

O atendimento em saúde mental tem proposta de ser multidisciplinar e com oferta de vários tipos de atividades, não se restringindo somente às consultas individuais. Atualmente, a Unidade de Saúde Mental de Juatuba oferece oficinas de artesanato e música, oferecidas pelos próprios funcionários.

A unidade também oferta dias de beleza, reuniões da família e roda de conversas, além do atendimento laboratorial, com médios e psicólogos. As festas e eventos são realizados através da renda do bazar e de recursos provenientes da venda de verduras da horta da instituição, além de recursos da prefeitura.

Dados preocupantes

Segundo a Organização Mundial da Saúde, mais de 300 milhões de pessoas sofrem de depressão em todo o mundo, um transtorno mental frequente que afeta todas as faixas etárias, de qualquer raça, etnia ou classe social. A doença é a principal causa de incapacidade, além de ser pauta de destaque quando se fala em saúde da mente.

A OMS afirma que a saúde mental depende do bem-estar físico e social, lembrando que o conceito de saúde vai além da ausência de doenças. Esse conjunto é fundamental para que, como seres humanos, tenhamos plenas capacidades individuais e coletivas para pensar, nos emocionar, interagir uns com os outros e aproveitar a vida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

quinze + seis =