Juatuba inicia preparativos para Conferência de Assistência Social

0
64

Serão apresentadas propostas sobre descentralização do Cras e instalação de mais oficinas para adolescentes

Juatuba já iniciou os preparativos para a X Conferência Municipal de Assistência Social, evento que proporciona uma mobilização para que a comunidade dialogue com o poder público e delibere propostas para ações nas políticas quem englobam o Sistema Único de Assistência Social – SUAS.

A décima edição da Conferência tem como tema “Assistência Social: direito do povo, com financiamento público e participação social” e será realizada no dia 22 de agosto, próxima quinta-feira, na Câmara Municipal de Juatuba, das 8 às 17 horas.

Na semana passada, o município promoveu pré conferências para a escolha dos delegados, que serão os responsáveis por discutir, modificar, aprovar ou rejeitar as propostas consolidadas pela comunidade nos grupos de trabalho na Plenária do dia 22. As propostas definidas serão enviadas para a Conferência Estadual. As pré conferências foram realizadas em Francelinos, Cidade Nova II e Vila Maria Regina, sendo definidos quatro delegados em cada região.

Segundo a conselheira municipal de Assistência Social, Luana Resende Lopes dos Santos, nos três bairros houve uma ótima participação da comunidade, sendo levantadas questões de políticas municipais, estaduais e federais. Contudo, as pautas mais pontuadas pelos participantes foram as regionais. “Nas prés conferências, as sugestões tendem a ser mais municipais. Com base no que foi apresentado pela comunidade, nós sugerimos a implementação do serviço de Assistência Social descentralizado. Propusemos, por exemplo, descentralizar o Cras (Centro de Referência de Assistência Social), levar os serviços para os bairros, colocar mais oficinas para os adolescentes. Os participantes acharam interessante. É o que nós sugerimos para que eles não tenham que ir ao Centro, precisando se deslocar muitas das vezes sem condições para pagar o transporte. O pessoal também pediu muito cursos profissionalizantes”, contou.

A conferência é uma atribuição do Conselho Municipal de Assistência Social, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, e reúne, além da população e gestores da área, representantes dos três poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui