“Março Azul-Marinho” alerta para o diagnóstico precoce do câncer colorretal

0
456

Cada dia mais comum, mas pouco conhecido, o câncer colorretal é um dos tipos de tumores mais comuns no Brasil já que as estatísticas apontam mais de 35 casos por ano. Ainda assim, pouco se fala sobre ele, o que resulta em diagnósticos tardios e prejuízos severos à saúde dos pacientes. Pensando nisso, foi criada a campanha “Março Azul-Marinho”, como forma de conscientizar toda a população sobre os sinais da doença.

O câncer de intestino ou colorretal abrange os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso chamada cólon, no reto (final do intestino, imediatamente antes do ânus) e no ânus. Ele é na maioria das vezes curável, isso se descoberto ainda em fase inicial, quando formam-se os chamados pólipos, lesões benignas que crescem na parede do cólon.

Entre os fatores de risco para desenvolvimento desse tipo de câncer estão idade igual ou acima de 50 anos, excesso de peso ou alimentação pobre em frutas, vegetais e outros alimentos que contenham fibras, além do consumo de carnes processadas, como salsinha, linguiça e presunto, e a ingestão em excesso de carne vermelha. Outros hábitos como o sedentarismo, tabagismo e consumo de bebidas alcoólicas também aumentam as chances de aparecimento dos tumores.

Os sintomas mais frequentes e que devem servir de alerta são: sangue nas fezes; alteração no hábito intestinal, ou seja, diarreia e prisão de ventre alternados; dor ou desconforto abdominal; fraqueza e anemia; perda e peso sem causa aparente; alteração na forma das fezes. Esses sinais também estão presentes em outras doenças do trato intestinal, por isso é importante procurar um médico para investigar a causa e iniciar o tratamento adequado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

cinco × 3 =