“Memórias Mateus Leme” resgata história com a instalação de placas

1
1554

Uma cidade que preserva sua história, fortalece seu futuro. Foi pensando nisso que a Prefeitura de Mateus Leme criou o projeto “Memórias de Mateus Leme”. O objetivo é dar destaque a personagens importantes que fizeram parte da construção do município e também do país. A ação faz parte do programa “Mateus Leme – Cidade Acolhedora”, que busca transformar os espaços públicos em ambientes pensados para o bem-estar da população.

O “Memórias de Mateus Leme”, inicialmente, consiste na instalação de placas descritivas que contarão a história do município por meio de seus personagens ilustres, que dão nome às ruas e avenidas. Para definir os pontos a serem destacados, foi feita uma pesquisa com o apoio da coordenadora de turismo, Maria Regina Alcântara, e da Biblioteca Municipal. Eles foram atrás de documentos e das famílias desses personagens para obter uma síntese mais fiel possível de cada história.

Depois do levantamento, foi elaborada uma consulta pública por meio do site da prefeitura para definir quais seriam os pontos que receberiam as placas. Entre os 28 selecionados está a Igreja de Santo Antônio, patrimônio importante construído no século 18, e a Serra do Elefante. “O intuito é resgatar memória da cidade, buscando essa sensação do pertencimento. O projeto também colabora com o crescimento e enriquecimento da história da cidade, porque Mateus Leme é um município com uma história muito bonita e a gente precisa relembrar isso”, explica o secretário de administração, Marcus Júnior. Futuramente, o “Memórias de Mateus Leme” poderá ser ampliado por meio da criação de uma matéria na grade curricular da rede municipal de ensino.

Os pontos selecionados são: Igreja Matriz de Santo Antônio; Serra do Elefante; Estação Ferroviária; Igreja Matriz de São Sebastião (Azurita); Capela de São José (Serra Azul); Capela de São Sebastião (Sítio Novo); Casarão Nardelli; Casarão da D. Edwiges; Domingos Justino Ribeiro; Escola Estadual Domingos Justino Ribeiro; Sede da Prefeitura de Mateus Leme; Anexo Administrativo Prefeito Wilman Elias Salomão; Capela de Nossa Senhora Aparecida (alto da Serra do Elefante); Hospital Santa Terezinha; Praça da Fonte “Jesus Batista de Oliveira”; Avenida Getúlio Vargas; Rua Pereira Guimarães; Rua Dalila Alves da Cunha; Avenida Padre Vilaça; Rua Guaraciaba Passos; Rua Miguel Alves da Silva; Rua Miguel Alves Diniz; Rua Tancredo Neves; Rua Dr. Tomás de Andrade; Rua Prefeito Alcides Cunha; Rua Marta Fares Salomão; Rua Joaquim Pio; e Rua Maria Cristina de Faria.

O programa “Mateus Leme- Cidade Acolhedora” tem vertentes em diversos setores do munícipio, desde a infraestrutura até a cultura. Variadas ações já foram realizadas, como a revitalização dos prédios públicos e principais praças da cidade e distritos. Recentemente, também foi feita a instalação de lixeiras na região central para contribuir com a limpeza das ruas, além da construção de guaritas nos pontos de ônibus e sinalização do trânsito.

1 COMENTÁRIO

  1. BOA TARDE, AMIGOS MOREI EM MATEUS LEME NOS ANOS 80, GOSTARIA DE SABER O QUE FOI FEITO NO Nº 246, DA RUA UM (1) BAIRRO VISTA ALEGRE. DESDE JA AGRADEÇO A ESTIMADA ATENÇÃO ( obs. tinha que está anexo, o nome da rua antiga, ao novo nome da rua). para melhor informação. grato pela atenção

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

19 − onze =