Municípios fecham 2020 com saldo positivo na geração de emprego

0
320

Resultado em Juatuba e Mateus Leme foi alavancado pela indústria, com a criação de 768 novas vagas

A pandemia da Covid-19 não impediu que a Juatuba e Mateus Leme registrassem saldo positivo na geração de emprego em 2020. A informação foi divulgada pelo Ministério da Economia por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Mesmo com alguns setores parados ou trabalhando em escala mínima, os municípios conseguiram criar 713 novos postos de trabalho.

No acumulado do último ano, foram 2.105 contratações e 1.876 desligamentos em Juatuba. Esse bom resultado foi impulsionado pela indústria, que conseguiu encerrar o ano com a criação de 205 oportunidades. O setor que mais sofreram com os efeitos da pandemia foi o comércio, que fechou o período com saldo de menos 25. Em relação ao chamado estoque de empregos, existem hoje no município 5.047 pessoas com trabalhos formais. Desde julho, Juatuba vinha se destacando com boas perspectivas na criação de vagas. O mês com melhor desempenho foi agosto, quando o saldo foi de 314 novos postos de trabalho.

A sequência positiva do índice foi encerrada em dezembro, quando a cidade voltou aos números negativos. Essa queda teve como principal causa o grande número de demissões na área de serviços. No total, 178 profissionais conseguiram uma oportunidade no último mês do ano e outros 181 encerraram o ano desempregados. O desemprego atingiu diversas camadas sociais, porém, quem mais sofreu as consequências das quedas do mercado foram os homens inclusos na faixa etária dos 18 aos 24 anos e dos 30 aos 39 anos.

Já em Mateus Leme os números foram ainda mais expressivos. O setor industrial conseguiu gerar na cidade 563 novas vagas, o que mudou de forma considerável as perspectivas de saldo negativo no ano. No acumulado dos 12 meses, 2.592 profissionais foram contratados e outros 2.108 foram demitidos, o que resultou em resultado positivo de 484 postos de trabalho criados.

Entre aqueles que perderam o emprego, de acordo com os dados do Governo Federal, existe equilíbrio. Foram 1.068 homens desligados e 1.040 mulheres. A faixa etária é a mesma de Juatuba e vai dos 18 aos 39 anos. Durante todo o ano, a área que mais registrou prejuízo com demissões foi a agropecuária, que fechou o ano com menos 72 vagas. O setor é seguido pela construção com menos 28 vagas.

Existem hoje em Mateus Leme 5.355 profissionais com empregos formais. O mês com maior número de contratações no ano passado foi julho, com 254 novas vagas. Porém, diferente de outras cidades da região, a economia mateus-lemense conseguiu manter bons índices de contratações em dezembro. Foram 304 admissões e 185 desligamentos, gerando saldo de 119 postos criados. Só no último mês do ano a indústria, grande responsável também pelo bom desempenho do município, teve resultado de mais 105 vagas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

1 × cinco =