Novembro Azul tem ações de prevenção nas unidades de saúde em Juatuba e Mateus Leme

0
539

A pandemia da Covid-19 fez com que os riscos da nova doença estivessem na pauta principal da população, assim como as medidas de proteção contra o novo coronavirus. Mas problemas antigos e perigosos continuam merecendo atenção, como o câncer de próstata, que recebe alerta neste mês com a campanha Novembro Azul. A iniciativa busca conscientizar e informar a população masculina sobre prevenção e combate à doença.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), somente em 2020 são esperados 65.840 novos casos de câncer de próstata no Brasil e a campanha é um incentivo para que a população masculina cuide da saúde e realize exames periódicos.

Várias ações voltadas para o bem-estar do homem já começaram e a Secretaria de Saúde de Juatuba informou que programas de atendimento intensificado e orientações com especialistas são algumas das atividades realizadas nas unidades básicas de saúde neste mês. Cada UBS está com programação distinta, mas seguindo as mesmas propostas de conscientização e atendimento clínico estendido, além de consultas com nutricionistas e, caso necessário, encaminhamento ao urologista.

Em Mateus Leme, as atividades são semelhantes. O secretário de Saúde, Rafael Augusto de Oliveira, ressalta que as unidades básicas já estão com atendimento aos sábados e revezamento de equipes, para atender aos homens que queiram fazer exames e avaliação. A cidade registrou 12 casos de câncer próstata este ano e todos os pacientes já estão em tratamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

4 × três =