Número de empresas criadas nos municípios cresce apesar da pandemia

0
345

O ano passado foi desafiador para empreendedores em todo o país. Oscilando entre meses de fechamento e de baixo lucro na maioria dos segmentos, muitas empresas não resistiram e precisaram fechar suas portas definitivamente. Entretanto, a pandemia também se tornou sinônimo de oportunidade para quem ficou desempregado e decidiu empreender. Isso refletiu no número de empresas abertas no Brasil, que aumentou 6% em relação a 2019.

Esse número foi divulgado pelo Ministério da Economia por meio do Mapa das Empresas. No ano passado, foram abertas 3.359.750 empresas no país e fechadas 1.044.696, o que deixou um saldo positivo de 2,3 milhões de empreendimentos ativos. O número de empresas fechadas também apresentou uma queda de 11,3% em relação ao ano anterior.

O Mapa das Empresas traz detalhamento sobre a situação do empreendedorismo de todos os municípios. Quando observados os dados sobre Juatuba e Mateus Leme, é possível perceber que as cidades seguiram a tendência nacional de abertura de empresas. Ambas contabilizaram aumento de 13% na criação de novos empreendimentos.

Em Juatuba, foram 63 empresas abertas, passando de 474 em 2019 para 536 em 2020. A maioria delas são matrizes, ou seja, são a sede de uma organização ou entidade ou ainda a empresa proprietária de outras empresas. Em contrapartida, 164 companhias foram fechadas no último ano, o que representa um aumento de 7% em comparação ao período anterior.

No total, são 2.531 matrizes de empresas em Juatuba e 88 filiais, o que resulta em 2.619 negócios ativos na cidade. O Ministério da Economia também contabiliza o tempo de abertura desses empreendimentos. Em 2019 eram necessários quatro dias e 11 horas. Já no ano passado, esse tempo caiu para três dias e duas horas.

Mateus Leme também apresentou números similares. Foram 567 novas empresas abertas em 2020 e 501 nos 12 meses anteriores. Apesar das aberturas terem sido menores que me Juatuba, a cidade de Mateus Leme tem melhores índices de conservação dos empreendimentos, uma vez que ocorreu aumento de apenas 2% no fechamento de empresas, foram 180 no ano passado. O tempo médio de abertura de companhias é de três dias e 19 horas. Atualmente, existem no município 3.073 empresas ativas, sendo 2.930 matrizes e 143 filiais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

12 − um =