Organização confirma FEMIC em dezembro no formato virtual

0
630

Participantes poderão aproveitar todas as atividades do evento a distância e com segurança

A quarta edição da Feira Mineira de Iniciação Científica (FEMIC) traz mais uma vez inovação. O evento que reúne projetos de estudantes de diferentes partes do estado será realizado pela primeira vez em formato virtual. A decisão foi tomada pensando na segurança e bem-estar de todos os envolvidos e considerando a importância da realização da feira. A professora e pesquisadora Fernanda Guedes é coordenadora-geral da FEMIC e explica que a feira geralmente é realizada na segunda semana de agosto. Com a chegada da pandemia, foi preciso adiar o evento para dezembro, a fim de ganhar mais tempo para analisar o cenário da Covid-19.

Para que nenhum participante seja prejudicado, a feira foi redesenhada e todas as atividades realizadas durante os quatro dias de evento foram remodelados para o ambiente virtual. Todos os cerca de 250 projetos participantes terão um vídeo, um pôster animado e um resumo científico. Esse conteúdo ficará exposto em uma espécie de “hall de visitas”, pessoas de todo o mundo poderão acompanhar e conhecer cada trabalho. Sobre as avaliações e premiações, tudo ocorrerá da mesma forma. Entretanto, a avaliação e debate sobre a concepção projetos ocorrerá por videoconferência, onde alunos, comissão de jurados e professores participarão, cada um de sua casa. A comissão ainda está sendo formada levando em consideração as diferentes áreas de estudo abrangidas pela FEMIC.

As cerimônias de abertura, encerramento e outras solenidades serão feitas em uma plataforma interativa, onde os participantes poderão reagir, conversar e trocar experiências. Além disso, as atividades integradas que ocorriam simultaneamente com a feira também foram mantidas. Elas serão compostas por webinars, rodas de conversa, minicursos, para participar será necessário fazer inscrição previa em cada atividade, já que será emitido um certificado. As exposições já tradicionais estão sendo transferidas para o universo on-line por meio de tecnologia 3D.

A edição virtual não alterará as datas já estabelecidas. A inscrição de trabalhos nas modalidades FEMIC Júnior, para estudantes da educação infantil e anos finais do ensino fundamental, FEMIC Jovem, para trabalhos dos anos finais do ensino fundamental, ensino médio e ensino técnico, e FEMIC Mais, que recebe trabalhos de universitários e estudantes da EJA (Educação de Jovens e Adultos), professores, pesquisadores, outros profissionais diversos, vão até 26 de setembro. Já o cadastro de avaliadores e voluntários vai até 21 de novembro.

A FEMIC ocorrerá de 7 a 12 de dezembro. A feira é realizada por meio de parceria entre a Associação Mineira de Pesquisa e Iniciação Científica (AMPIC), a Prefeitura de Mateus Leme e o Núcleo de Educação e Pesquisa em Educação, Meio Ambiente e Saúde (NEMAS) da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (FaE-UEMG).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

dezessete − 8 =