Outubro Rosa chama a atenção para a prevenção ao câncer de mama

0
104

A campanha do Outubro Rosa está movimentando Juatuba e Mateus Leme com diversas atividades e ações para prevenir o câncer de mama. Em Mateus Leme, está prevista a realização de exames preventivos, rodas de conversa, além de palestras nas Unidades de Saúde dos bairros Imperatriz, Reta, Santa Bárbara e Sítio Novo, entre os dias 14, 19 e 25.

A Secretaria de Saúde de Juatuba informou que também estão ocorrendo várias ações em prol da campanha na cidade e, na próxima segunda-feira, o município vai promover um dia voltado à beleza das mulheres, disponibilizando serviços como o corte de cabelo, maquiagem, manicure, além de palestras. As atividades acontecem na Estratégia de Saúde da Família do bairro Icaraí e em Francelinos.

Exame

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer – INCA -, cerca de 80% dos cânceres de mama no Brasil são diagnosticados após um simples autoexame, que pode ser realizado pelas pacientes em casa.

Segundo o enfermeiro Tiago Ricardo, o diagnóstico precoce pode fazer toda a diferença para revelar a enfermidade. “É necessário que a mulher conheça seu corpo, realizando o autoexame da mama em frente a um espelho, tocando cada região mamária. Assim, ela poderá identificar nódulos, caso tenha. Lembrando que, a região da mama é dotada de glândulas que podem ser confundidas com nódulos, por isso, na dúvida, a mulher deve procurar uma unidade de saúde mais próxima e conversar com seu médico”, explicou.

Tiago também disse à reportagem que em casos de incidências na família, é importante se atentar para os casos. “O rastreamento mamográfico deve ser realizado a partir dos 40 anos. Se existir um caso na família, como tia, irmã ou mãe, o indicado é realizar o exame todo ano, a partir dos 35 anos. O rastreamento tem duas finalidades: a detecção precoce do câncer de mama e a redução das cirurgias desnecessárias”, esclareceu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui