Prefeitura de Juatuba surpreende população com cobrança do IPTU

0
1271

Os moradores de Juatuba foram pegos de surpresa nesta semana com o recebimento do carnê de cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Na contramão das cidades vizinhas, como Mateus Leme, que adiou o pagamento para o último trimestre do ano, e Belo Horizonte que estendeu o prazo das parcelas de abril, maio e junho em 90 dias, a Prefeitura de Juatuba manteve a cobrança da taxa e a data para pagamento com desconto vence no próximo dia 20.

O IPTU é um imposto cobrado anualmente sobre construções e terrenos. O valor dele é repassado diretamente aos cofres do município, assim como o Imposto sobre Serviços (ISS). O valor da cobrança é proporcional no valor venal do imóvel, que é o preço da propriedade estabelecido pelo Poder Público.

Com a chegada da pandemia e o fechamento do comércio por cerca de um mês, muitas famílias se viram em situação econômica vulnerável com a queda brusca de renda e a dificuldade em conseguir o auxílio emergencial oferecido pelo Governo Federal. “Mandar carnê de IPTU vencendo daqui a 15 dias nesta situação que estamos passando, desempregados e com auxilio emergencial que não sai da análise é difícil, né?”, comentou uma moradora na página da Prefeitura.

As queixas também chegaram até o Legislativo municipal. “Seria importante que a Prefeitura prorrogasse esse pagamento, pelo menos para agosto, e não agora, em um momento tão difícil para a população. Muitas cidades estão mandando cestas básicas para que não falte alimento nas casas e aqui em Juatuba a prefeitura está mandando guia de IPTU para cobrar da população. O certo e coerente seria adiar para agosto para ver como estará a situação mais para frente”, comentou o vereador Kellisander Alves (Ted) que recebeu diversas reclamações de moradores. Diante das manifestações contrárias, a administração municipal tem sinalizado uma possível prorrogação da data para pagamento com desconto, porém, nada foi concretizado até o fechamento desta edição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

dezessete + vinte =