Presídios em Minas Gerais retomarão visitas presenciais

0
1179

Penitenciárias localizadas nas regiões classificadas como onda amarela ou onda verde do Minas Consciente retomarão neste sábado, 26, as visitas presenciais. O anunciou foi publicado no Diário Oficial e regulamenta o retorno gradual e com protocolos de segurança contra a Covid-19, como de máscaras e distanciamento social entre presos e visitantes. Desde março, em função da pandemia, as visitas ocorriam apenas por videoconferência.

Os encontros serão limitados aos familiares residentes nas regiões também das ondas amarela e verde. Segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) atualmente existem cerca 60 mil pessoas detidas nas 194 penitenciárias do Estado. A pasta não informou quais delas estarão abertas no fim de semana.

Nas unidades da onda verde as visitas serão limitadas a um visitante por detento a cada 30 dias. Deverá ser respeitada a distância de dois metros entre pessoas e o encontro pode durar até três horas. Já na onda amarela, o tempo de permanência do visitante no presídio é de apenas 20 minutos, a quantidade de visitas é a mesma.

As visitas deverão ser em “cabines de parlatórios ou estrutura equivalente”, como baias de atendimento, e será vedado o contato pessoal. Naquelas em que não houver baias, as visitações permanecem suspensas. Está proibida a entrada de alimentos, remédios, vestuário, higiene e limpeza levados diretamente por familiares, organizações da sociedade civil ou terceiros cadastrados. Os dias e horários das visitas vão ser divulgados pelo Depen-MG e, sempre às quintas-feiras, pela manhã, a Sejusp vai divulgar pelo site (www.seguranca.mg.gov.br) a situação de cada uma das unidades prisionais para estipular as regras de visitação na semana seguinte.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

um × 5 =