Projeto premiado na FEMIC vai participar do Ciência Jovem

0
24

Sentimentos e emoções: premiado na FEMIC projetovai participar em Pernambuco

Destaque na categoria Ciências Sociais Aplicadas, durante a Feira de Iniciação Científica – FEMIC -, o projeto Sentimentos e emoções, das alunas do quarto ano da Escola Municipal Dona Lúcia Dias, de Mateus Leme, Carla Cristina e Giovanna Aguiar, agora busca espaço na edição do Ciência Jovem, que será realizado em Pernambuco, no mês de novembro.

Com ideia de expor os sentimentos reprimidos dos alunos, além de trabalhar as questões emocionais e socioafetivas, a iniciativa chamou a atenção dos orientadores.

Segundo a professora Cleide Nilza, a proposta, que partiu diretamente das estudantes, foi de extrema importância para compreender melhor o contexto escolar. “No início do projeto, as meninas levantaram a questão do porquê alguns alunos terem determinadas emoções em sala de aula e não saberem lidar com isso. Dessa forma, o projeto buscou entender como esses sentimentos se transformavam em mal comportamento”, explica.

A proposta das estudantes, se transformou em projeto e elas ouviram os alunos da escola durante cinco meses, através de atividades lúdicas e entrevistas informais. “A intenção por trás da iniciativa foi mostrar que esses alunos poderiam ter todo e qualquer tipo de sentimento e que eles não podiam deixar que esses sentimentos atrapalhassem sua socialização. Concluímos que os sentimentos mais presentes eram o medo, a raiva, tristeza e alegria”, ressalta Cleide.

Em entrevista à reportagem, a aluna, uma das idealizadoras do projeto, Carla Cristina contou que ficou surpresa com a premiação. Segundo ela, a proposta era entender melhor como os sentimentos podem influenciar diretamente no desempenho escolar. Eu e Giovana fizemos um trabalho de observação no colégio e percebemos que vários alunos tinham dificuldade no aprendizado e no comportamento, além de não conseguirem se relacionar com os colegas e professores. O projeto vem para ajudar a entender a escola e os alunos e todos os sentimentos envolvidos nesta relação”.       

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui