Quase 3 mil pessoas estão inadimplentes em Juatuba e Mateus Leme

0
275

Seis em cada dez famílias brasileiras começaram 2020 endividadas, aponta CNC

Organizar a vida financeira está no topo da lista de desejos para o ano novo de muitos brasileiros. De acordo com a CDL de Juatuba e a Associação Comercial Industrial Agropecuária e Prestação de Serviços de Mateus Leme (ACIAPS), planejamento e disciplina é o segredo para quem espera terminar 2020 no azul.

Uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio (CNC) aponta que 60% das famílias no Brasil estão endividadas. De acordo com o levantamento, 30% dos brasileiros estão inadimplentes. De acordo com a CDL Juatuba os registros de débitos dos associados costa mais de 900 inadimplentes nesse início de ano. Entretanto, esses números não constam os registrados de débitos de lojas de outras cidades, sendo assim, o número de inadimplentes pode chegar a milhares.

Já em Mateus Leme, segundo a ACIAPS, 2.183 pessoas começaram o ano com o nome no SPC, e o total de dívidas dos inadimplentes é de mais de R$ 1 milhão.

Segundo o diretor comercial da CDL, Pedro Henrique Nunes, não realizar um planejamento financeiro é um dos grandes responsáveis pelo alto índice de inadimplência. “A dificuldade de controlar o orçamento faz com que as pessoas acumulem dívidas cada vez maiores”, relata.

Pedro afirma que liquidar as dívidas é difícil, mas não impossível. “Com apenas algumas medidas práticas é possível reverter essa situação e gerenciar o seu orçamento com sabedoria”.

Planejamento financeiro

Para encerrar o ciclo de endividamento, é preciso aprender a equacionar melhor os gastos partindo do orçamento mensal e os valores das dívidas. Nunca gastando mais do que se recebe.

“Elabore um planejamento financeiro e trace prioridades de pagamentos. Faça uma lista ou tabelas para inserir todos os compromissos financeiros e ter uma visualização mais ampla de como poderá lidar com seus custos mensais, definido uma estratégia para quitação das dívidas antigas. Liquidando primeiro os débitos que possuem juros maiores”, explica o diretor comercial.

A CDL garante que renegociar dívidas é uma das melhores formas para conquistar a tão sonhada saúde financeira. A renegociação pode ser feita diretamente com o credor, seja em feirões para limpar o nome ou através do intermédio da CDL Juatuba. “Dispomos de um setor jurídico que trabalha tanto na recuperação de crédito dos nossos associados quanto ajudando estes inadimplentes para que possam estar regularizando seus débitos”, informa Pedro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui