A rede de supermercados Rena se uniu a mais quatro empresas com o mesmo perfil para criar uma associação, visando o fortalecimento, com a troca de experiências sobre iniciativas que deram certo e a busca de melhores condições na hora de negociar com fornecedores. A organização, chamada de Hipervalor Varejista, chega ao mercado composta pelo grupo Alvorada, de Pouso Alegre, com 13 lojas; Big Mais, de Governador Valadares, quatro; Casa Rena, de Itaúna, 11; Santa Helena, de Sete Lagoas, oito, e SJ, de Barão de Cocais, que tem nove.
Juntas, essas empresas alcançam a marca de R$ 1,2 bilhão em faturamento anual. Totalizando 44 unidades e 4,7 mil funcionários, a Hipervalor ocupa a quinta maior receita do estado.
“O objetivo é fortalecer as cinco redes, por meio de negociações em conjunto de mercadorias, insumos e serviços, e também pelo compartilhamento de conhecimentos. Nós pretendemos divulgar entre nós os números de cada um, procurando equalizar esses dados em prol da criação de boas práticas, o que um está fazendo bem feito que o outro possa fazer para melhorar os resultados”, explica o presidente da entidade e diretor do Rena, Vinícius de Morais Mendes.
Os grupos já trocavam algumas informações de maneira informal. Assim iniciaram as conversas sobre a possibilidade de criação de uma associação, ainda em 2006.
“No momento atual em que o cenário econômico não está favorável, as despesas estão cada vez mais altas, a concorrência cada vez mais acirrada… Entendemos que era o momento de nos unirmos, pelo fortalecimento”, conta Vinícius.
As empresas mantêm total independência. O papel da entidade é garantir um alinhamento comercial e na promoção do diálogo em conjunto. Para o fornecedor, a vantagem é poder vender de forma centralizada com todas as redes, em uma única mesa de negociação. A iniciativa já está em prática e segundo Vinícius, os clientes já começam a perceber a mudança, nas compras de fim de ano.
“Nós já obtivemos êxito em alguns acordos, que foram muito positivos. Negociamos com operadoras de cartão de crédito, insumos, como sacolinhas, em conjunto e com redução de custos. Conseguimos algumas compras de mercadorias para as festas de dezembro, que estão disponíveis para o consumidor final, com preço mais barato. Agora é desenvolver e promover essas negociações cada vez mais”, contou o presidente da Hipervalor.
Movimentação
Neste primeiro ano de atividade, a sede da Hipervalor será em Itaúna. Com isso, será alugado imóvel na cidade e haverá contratação de dois funcionários. Estão previstas reuniões mensais e bimestrais, para promover interação também com as áreas de apoio. Cerca de 20 pessoas devem se deslocar até o município para participar das reuniões, o que direta e indiretamente movimenta o mercado local, com alimentação, hospedagem e combustível.
“Nós temos o objetivo de expandir, mas tem algumas regras no estatuto da entidade, que norteiam sobre isso. Pretendemos, até 2019, estar com mais dois associados. Para participar, a empresa precisa ser uma rede familiar, de longa existência, com foco no cliente, na prestação de serviço no ramo de supermercado varejista”, adiantou Vinícius.