Satélite cobra rede de esgoto e ações para acabar com “poeirão” no bairro

1
258

A coluna BAIRRO A BAIRRO do JORNAL DE JUATUBA E MATEUS LEME esteve no Satélite, em Juatuba, esta semana, para ouvir os moradores sobre os principais problemas enfrentados hoje pela comunidade. A maioria dos moradores ouvidos pela reportagem apontaram em primeiro lugar a implantação de uma rede de esgoto como prioridade para algumas vias do bairro. Os entrevistados relataram que ainda utilizam fossas sépticas e precisam sempre s preocupar com o nível desses reservatórios, que na maioria das casas é instalado nos passeios.

Segundo os moradores, durante os períodos de calor, a comunidade ainda precisa lidar com odores fortes que vêm das fossas, como acontece, por exemplo, na Avenida das Indústrias. Alguns relataram também que falta investimento na manutenção das vias, como a realização de capinha. “Esgoto a gente não tem e nós mesmos que temos que limpar a beirada da rua, porque senão o mato toma conta”, comentou o morador da Avenida das Indústrias José Batista.

Outras pessoas também pontuaram a necessidade de asfalto nas ruas não pavimentadas do bairro. Segundo os relatos, além de provocar até mesmo problemas de saúde, o excesso de poeira acaba prejudicando também o comércio. O senhor João José Januário, morador da Rua Minas Gerais, disse à reportagem que entra muita poeira dentro das casas. “Minha filha tinha uma lanchonete lá e fechou porque não tem como… Você coloca uma mesa lá, vai servir um lanche e passa um carro subindo aquele poeirão”, contou.

Outros moradores da Avenida das Indústrias sugeriram alternativas para diminuir a poeira dentro das residências, pelo menos enquanto medida paliativa, até que a pavimentação asfáltica seja possível de ser realizada no local.

O senhor João José foi mais a fundo e apontou outras questões que precisam ser trabalhadas pelo poder público municipal no bairro e na cidade em geral. Ele criticou a política local, mas afirmou ter esperança que a nova gestão consiga melhorar o cenário atual. “Em parte política, a nossa é péssima. Estamos na expectativa que o senhor Adônis faça alguma coisa para nos ajudar. Saúde, educação, segurança, não tem! Eu tenho quatro netos, a gente vai na porta da escola e lá tem uns descarados que você passa e os caras estão sentados com cada cigarrão, não respeita ninguém. E aí? Cadê os nossos políticos? Não tem! Saúde, por exemplo, eu fiz um pedido no clínico geral, fez quatro meses e não saiu, eu tive que pagar particular. Para que a gente vota e paga nossos impostos em dia? E Juatuba tem uma renda boa, só que nós não estamos tendo retorno disso”, opinou.

Identificação das vias

Fora a deficiência em infraestrutura, alguns pontos do Satélite não contam sequer com placas de identificação das ruas, o que dificulta a localização dos endereços. O comerciante Ailton Carlos dos Santos, que tem uma oficina de motos no satélite, disse à reportagem que a dificuldade em encontrar algumas ruas por não terem placas ocorre praticamente em toda a cidade. “O que a gente faz é perguntar. Quando eu tenho que ir atender um cliente em um lugar que não conheço, vou perguntando taxistas, mototaxistas ou mesmo quem é de depósito de gás, que roda muito a cidade. Eu tenho o contato o que me ajuda, mas muita gente acaba sem saber. Hoje, só tem muita placa de identificação nas ruas na região central”, relata Ailton.

Iluminação

Outra questão que fica para a nova gestão resolver, é em relação à manutenção dos pontos de iluminação. Só na Avenida das Indústrias dois postes estão com as lâmpadas com defeito no sistema operacional. Normalmente, este tipo de problema é desencadeado por uma falha nos relés fotoelétricos, dispositivos responsáveis por comandar o acionamento das luminárias nos postes que constituem o sistema.

1 COMENTÁRIO

  1. MEU BAIRRO SATÉLITE NÃO VI NADA DE MUDANÇAS MTO MENOS A PRESENÇA DO ATUAL PREFEITO O QUAL REALMENTE DEU MEU VOTO DE CONFIANÇA .DIANTE MEU ESTADO DE SAÚDE FILMEI UMA DAS PRINCIPAIS RUAS DO SATÉLITE , RUA DA ESCOLA E DA ETELVINA GUIMARÃES . POIS A EX PREFEITA TEVE CORAGEM DE DEIXAR APENAS O MEU QUARTERÃO SEM ASSALTO RUA A QUAL TEMOS MOVIMENTO DE ÔNIBUS ESCOLAR E ETC … OLHA A SITUAÇÃO ESTÁ SERIA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui