Serviços públicos e privados estão suspensos em Juatuba e Mateus Leme

0
896

Inúmeros serviços de Juatuba e Mateus Leme paralisaram em atendimento às orientações previstas pelo Ministério da Saúde e a Organização Mundial de Saúde (OMS) para conter o avanço da covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus. As cidades ainda não apresentaram casos suspeitos, mas seguem em alerta, uma vez que 10 casos foram confirmados em Belo Horizonte e seis suspeitos em Itaúna. Em BH, inclusive, já tem registro de transmissão comunitária da doença, ou seja, quando o paciente não se relacionou com nenhum outro confirmado ou tenha viajado.

Com o cenário, Mateus Leme adotou um sistema de prevenção e através do decreto nº 27, de 17 de março de 2020, e instaurou um Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE), coordenado pela Secretaria de Saúde, para monitoramento da doença. Entre as atividades suspensas está a realização de eventos em massa, com um número igual ou superior a 50 pessoas, em lugares abertos e 20 pessoas em lugares fechados. “Pedimos à população que evite circular, que fique em casa, dentro do possível, principalmente os idosos, evite locais de aglomerações, como farmácias, vá a estabelecimentos de saúde, sejam públicos ou privados, somente em casos de urgência e não frequente locais fechados. Conversamos com os padres e pastores para passarmos orientações e o máximo que pudermos evitar aglomerações é essencial”, explica o secretário de saúde de Mateus Leme, Rafael Augusto.

Medidas Emergenciais em Juatuba

Festa aniversário da cidade (27 de abril) – Adiada por motivos de segurança.

Escolas Municipais – Aulas suspensas por tempo indeterminado. Escolas Estaduais – Aulas suspensas até abril.

Câmara Municipal – Reuniões Ordinárias suspensas até 31 de março. O legislativo continuará os trabalhos internos e, caso haja alguma tramitação urgente solicitada pelo Executivo, os vereadores participarão de reunião extraordinária, sem público.

Prefeitura Municipal – A sede administrativa só está realizando atendimentos via telefone, através dos números: (31) 3535-9521, (31) 3535-8576.

Igreja Batista Betel – As atividades foram suspensas temporariamente, com apenas o culto da vitória, na quarta-feira pela manhã e no domingo os cultos serão realizados em quatro horários para evitar aglomerações no espaço.

Medidas Emergenciais em Mateus Leme

Escolas Municipais e Escolinhas de Esportes – Aulas suspensas por tempo indeterminado.

Escolas Estaduais – Aulas suspensas até abril.

Unidades PSF – atendimento de urgência, das 7h às 16h. Não há mais consultas agendadas, no momento.

Agentes Comunitários de Saúde – Visitas suspensas por prazo indeterminado. Em casos de urgência, haverá visitações com prévia solicitação do usuário. Centro de Especialidades Médicas e Odontológico/Unidade de Fisioterapia Municipal – Apenas atendimentos de urgência, das 7h às 16h.

Unidade de Saúde Mental – Funcionamento normal, das 7h às 16h.

Farmácia Popular – Funcionamento normal, das 7h às 16h. Para idosos, a recomendação é que parentes ou pessoas próximas retirem a medicação, obedecendo as normas e legislação vigente.

Zoonoses – Atendimento normal, das 7h às 16h. Já as visitas dos agentes de combate a endemias seguem suspensas a partir de 23 de março, com o combate à dengue realizado por meios de mutirões de limpeza.

Cartório Eleitoral de Mateus Leme – Atividades suspensas até o dia 07 de abril.

Tribunal de Justiça de Minas Gerais (Comarca de Mateus Leme) – Expediente suspenso até o dia 27 de março.

UPA – Suspensos os exames de Raio X, exceto em emergência e proibição das visitas a pacientes do local.

Nova Igreja Batista – A partir deste domingo, 22, os cultos serão celebrados via internet para os membros da Igreja, seguindo o decreto de Mateus Leme. Academias – O Executivo recomendou o fechamento de academias, box de crossfit, estúdios de pilares e danças pelo prazo de 15 dias.

Restaurantes – A recomendação é que os estabelecimentos adotem medidas de prevenção para conter a disseminação do COVID-19.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui