Sete Perguntas: Dayane Custódio, consultora do Senac Minas

0
587
Foto: Jeferson Ribeiro Fotografias

Na semana passada, o presidente da Câmara de Juatuba, Ted Saliba, se reuniu com representantes de diversas empresas do município que destacaram uma dificuldade em comum: a falta de profissionais qualificados na cidade. Diante disso, o Legislativo foi buscar alternativas que possam contribuir para a solução desse problema. A primeira delas é uma parceria com o Senac Minas na oferta de cursos de capacitação. A possibilidade está sendo estudada pelo jurídico da Câmara, mas a conversa já foi iniciada.

Conversamos nesta semana com a consultora de relacionamento do Senac Minas, Dayane Vanessa Custódio, para entender melhor como funciona o trabalho da instituição e a proposta para Juatuba. Dayane é bacharel em Administração de Empresas e especialista em Gestão Estratégica de Negócios. Atualmente ela cursa especialização em Gestão da Experiência do Cliente. Atua área comercial há 10 anos, ajudando as organizações do setor público e privado a fazer um diagnóstico de melhorias e desenvolvimento de pessoas, através de soluções educacionais personalizadas.

Conte-nos um pouco sobre o trabalho do Senac. Quais cursos e modalidades são oferecidos?

O Senac é uma instituição de direito privado focada na educação profissional. Oferece cursos de aperfeiçoamento, qualificação, técnico, graduação (bacharelado e tecnologia) e pós-graduação, além de atividades de extensão, voltados para o comércio de bens, serviços e turismo.  Sempre atento às novas tendências mercadológicas, desde a sua fundação, em 10 de janeiro de 1946, o Senac investe em qualidade, inovação e tecnologia, seguindo um dos mais rigorosos critérios existentes: o do mercado de trabalho. A instituição também possui, em Minas Gerais, certificação ISO 9001, que atesta a gestão da qualidade dos serviços prestados, atendendo aos anseios de seus alunos e a responsabilidade com os custos, eficiência e satisfação de clientes e funcionários.

O Senac oferece atividades em segmentos variados, como saúde, beleza, tecnologia da informação, meio ambiente, idiomas, gestão, comércio, comunicação, moda, gastronomia, eventos, turismo, entre outros. No Senac, o aluno pode completar seu itinerário formativo, iniciando com um curso livre e chegando até a pós-graduação. O portfólio da instituição contempla esse perfil, com atividades que se somam e dão ao profissional uma visão e atuação diferenciada de mercado.

O Senac oferece também produtos voltados para as corporações e instituições públicas, adaptadas de acordo com o perfil, porte e necessidade de cada empresa. São cursos, workshops, treinamentos e diagnósticos setoriais adequados, unindo competências na busca por resultados. A instituição dispõe também de 12 carretas do Programa SenacMóvel, que circulam por todo o estado, e são adaptadas especialmente para a realização de cursos profissionalizantes, atendendo àqueles que não podem se deslocar até a sala de aula.

Além dos cursos, quais outros serviços o Senac oferece?

Além do portfólio completo de cursos, o Senac conta com palestras, workshops, ações educacionais em eventos. Todas as atividades são voltadas para a qualificação profissional.

Qual o público-alvo das ações do Senac? Existem parcerias com empresas para direcionar os alunos ao mercado de trabalho?

Devido à extensa atuação e variedade do portfólio, o Senac atende desde jovens que buscam o primeiro emprego até profissionais, empresários e empreendedores que demandam cursos de especialização e que promovam a educação continuada, proporcionando a descoberta de inovadoras ferramentas e estratégias na tomada de decisão frente aos desafios empresariais.

Para facilitar o acesso ao mercado de trabalho, o Senac em Minas lançou o portal Rede de Carreiras, que substituiu o Banco de Empregos e o Banco de Oportunidades. O canal possibilita que candidatos interessados encontrem vagas de estágio e emprego. Já as empresas têm uma ferramenta fácil e ágil para divulgar vagas e selecionar profissionais qualificados. Além disso, o serviço promove palestras sobre temas relacionados ao mercado de trabalho, como postura profissional, elaboração de currículo, além de orientações para entrevistas de emprego. Tudo sem qualquer custo.

Recentemente, a Câmara de Juatuba se reuniu com empresas e uma das queixas foi a falta de qualificação dos profissionais da cidade. O Senac está desenvolvendo um projeto junto ao Legislativo municipal para sanar essa demanda. Como é a proposta apresentada? Já sabem dizer quais cursos serão disponibilizados?

O Senac conta com produtos e serviços, desenvolvidos em parceria com o poder público dos municípios, que contribuem com a qualificação profissional dos moradores. A instituição segue à disposição de Juatuba e demais munícipio para análise das demandas.

Esses cursos serão gratuitos ou haverá algum tipo de desconto? Quantas pessoas serão beneficiadas?

Essas informações variam de acordo com as parcerias firmadas com os municípios.

O que é necessário para a instalação de uma unidade do Senac em Juatuba?

O Senac conta atualmente com 40 unidades educacionais que atendem a todo o estado. Nas cidades onde não possui unidade fixa, as atividades são desenvolvidas em parceria com poderes público e privado, além das carretas-escola. A abertura de novas unidades está relacionada a pesquisas, análise de viabilidade e planejamento estratégico da empresa.

Como tem sido a atuação de vocês em meio a pandemia? Quais medidas foram adotadas para garantir a continuidade dos trabalhos?

Desde abril de 2020, os alunos podem assistir às aulas virtualmente, com material adaptado e suporte da equipe pedagógica. A partir de 30 de novembro, seguindo às legislações estadual e municipal vigentes, as unidades do Senac em Minas puderam retomar gradualmente as aulas presenciais, priorizando as aulas práticas e as turmas próximas à conclusão do curso, possibilitando assim a inserção dos alunos no mercado de trabalho. Os espaços foram adaptados seguindo os protocolos para manter a segurança de alunos, docentes e funcionários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

três × 3 =