TSE faz parceria com redes sociais

0
464

O Tribunal Superior Eleitoral anunciou uma parceria com o Facebook, Instagram e WhatsApp para combater a desinformação durante as eleições municipais. Entre as ferramentas disponíveis, está um canal de comunicação específico com o TSE para denunciar contas suspeitas de realizar disparos em massa de mensagens pelo WhatsApp. Também estão entre os serviços oferecidos à Justiça Eleitoral pelas plataformas, sem custo aos cofres públicos, ferramentas para divulgação de medidas sanitárias na votação, figurinhas com temática das eleições e um robô no WhatsApp para circular informações oficiais do TSE sobre a votação.

O Facebook vai divulgar, antes da eleição, a ferramenta “Megafone”, que envia mensagens no “feed” de notícias sobre as eleições, organização e medidas de segurança e sanitárias no dia da votação. Já no Instagram estarão disponíveis aos usuários figurinhas, chamadas de “stickers”, com a temática das eleições municipais e divulgação da campanha sobre mais mulheres na política. O WhatsApp está desenvolvendo um “chatbot”, um robô, para ajudar na circulação de dados oficiais do TSE sobre o processo eleitoral e a votação. Para receber essas informações e manter conversas com o canal interativo, o eleitor deve adicionar o número: +55 61 9637-1078 na lista de contatos ou acessar o serviço pelo link: wa.me/556196371078. Além disso, a plataforma de mensagens vai criar um canal de comunicação específico com o TSE para denunciar contas suspeitas de realizar disparos em massa, o que não é permitido nos Termos de Serviço do aplicativo nem pela legislação eleitoral. Também serão oferecidas figurinhas com temáticas eleitorais no aplicativo.

O TSE receberá denúncias das demais instâncias da Justiça Eleitoral e dos eleitores e encaminhará ao WhatsApp para que esse verifique e revise o comportamento de contas suspeitas de acordo com seus termos de serviço. Sabemos que há empresas que fornecem aos candidatos serviços ilegais de disparo em massa de mensagens. O Whatsapp também ficará encarregado de banir contas que fizerem disparo automatizado e massivo de mensagens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

um + 7 =