Usiminas lança projeto de proteção às nascentes na área de entono da Mineração

0
390

O “Mina D´Água” promove a recuperação dos mananciais por meio da reconstituição da vegetação, cercamento e plantio de mudas nativas

A Mineração Usiminas (Musa) está iniciando o Projeto Mina D`Água que vai ampliar a proteção das nascentes, córregos e matas ciliares de Itatiaiuçu e região. A iniciativa vai mapear e sistematizar um plano de recuperação da vegetação nativa em Áreas de Preservação Permanente (APP), por meio de alternativas como o isolamento da área com cercamento e do plantio de mudas nativas no local isolado, por exemplo. A empresa já possui 15 mananciais mapeados que integrarão o Projeto Mina D´Água. Em nota, a Usiminas afirmou que o compromisso é ampliar esse número, a partir do mapeamento das nascentes e cursos d´água em terrenos da Mineiradora nos municípios de Itatiaiuçu, Mateus Leme, Itaúna, Rio Manso e Brumadinho. O trabalho será realizado ao longo deste ano e a expectativa é que a recuperação da biodiversidade dos locais preservados, favoreça a criação de corredores ecológicos e do reabastecimento dos lençóis freáticos, a partir do plantio das árvores e da proteção dessas áreas.

Para marcar o lançamento do projeto, a empresa realizaria na segunda-feira, 22 de março, evento simbólico, em comemoração ao Dia Mundial da Água. Porém, com o agravamento da pandemia e o decreto da Onda Roxa pelo governador de Minas Gerais, a celebração da data foi adiada.

O Projeto Mina D´Água prevê o envolvimento dos empregados da Musa e da sociedade nas ações para promover a conscientização sobre a importância de preservar, economizar e recuperar os recursos hídricos. A atuação do Programa relaciona-se com três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) na Agenda 2030: água potável e saneamento; ação contra a mudança global do clima e vida terrestre.

“O Projeto Mina D´Agua traduz, a um só tempo, várias das premissas da Mineração Usiminas em relação à sustentabilidade: transparência, ações diretas em benefício de toda a sociedade e, principalmente, nosso compromisso em trabalhar junto com o máximo de pessoas e entidades, para potencializar os resultados”, conclui o diretor presidente da Mineração Usiminas, Carlos Rezzonico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

5 + 6 =