Volta das chuvas acende alerta em comunidades de Juatuba e Mateus Leme

0
552

2020 não foi um ano fácil. Para os moradores de Juatuba e Mateus Leme, não foi só a pandemia que foi preciso superar. As chuvas extremamente atípicas de janeiro e fevereiro deixaram marcas em diversas famílias, que perderam bens e noites de sono em meio ao medo das águas. Nos últimos dias, as tempestades que atingiram a Região Metropolitana de Belo Horizonte e o Centro-Oeste acenderam o alerta e chamaram atenção para as medidas de prevenção adotadas pelos municípios.

Logo após as chuvas do início do ano, a Defesa Civil iniciou trabalho de mapeamento e visitação aos pontos mais vulneráveis de Mateus Leme, prestando atendimento e orientando em caráter preventivo. Na época, uma reunião com o governador Romeu Zema foi realizada e os prejuízos causados nas cidades foram relatados, assim como foi solicitada ajuda para recuperar os danos.

De acordo com a Prefeitura de Mateus Leme, o auxílio solicitado ao Governo do Estado para melhorar as vias das áreas urbana e rural, desassorear os ribeirões e reforçar das pontes da cidade, não chegou. Com recursos próprios, o município promoveu o recapeamento de vias e obras de drenagem pluvial nas principais ruas, como a Serra Azul e Miguel Alves da Silva, já pensando em evitar alagamentos.

No início do ano, a prefeitura de Juatuba realizou limpeza das vias do bairro Cidade Nova IV, bem como das residências que foram atingidas pelos alagamentos, para que que as famílias pudessem voltar para as suas casas. Segundo informações oficiais, pelo menos 80 visitas técnicas foram feitas em áreas com risco de alagamento, escorregamento de encostas e casas com trincas.

Alerta da Defesa Civil

Nesta semana, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas de chuva forte e possibilidade de granizo para a região de Juatuba e Mateus Leme. Por isso, é importante que os moradores da cidade estejam atentos aos alertas da Defesa Civil. Em todo o estado, é possível receber informações sobre o risco de chuva forte e outras situações do tempo via mensagem de texto no celular.

Esse serviço da Defesa Civil é totalmente gratuito, e cada número de celular pode cadastrar diversos CEPs para receber alertas no mesmo aparelho. Basta enviar o CEP desejado para 40199 e o cidadão já receberá resposta se sua região está apta ao serviço. “O alerta permite ações antecipadas de autoproteção, de proteção da comunidade e para que o poder público se posicione oportunamente para o socorro”, afirma Alexandre Lucas, secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

dezoito + dezesseis =