APAEs promovem ações na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

0
716

A última semana do mês de agosto é marcada por um tema muito especial, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. Celebrada entre os dias 21 e 28, o objetivo é promover um intenso debate de inclusão social e combate ao preconceito e discriminação das pessoas com deficiência. Neste ano, o tema é “Protagonismo empodera e concretiza a inclusão social”.

De acordo com dados da ONU, 80% das pessoas com alguma deficiência residem em países em desenvolvimento. Essa deficiência aumenta o custo de vida em cerca de um terço da renda, em média. De acordo com o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui 45 milhões de Pessoas com Deficiência (PCDs), o que representa 24% da população brasileira.

Uma importante peça dessa discussão é a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Em Juatuba e Mateus Leme as duas unidades da associação prepararam um cronograma especial para chamar atenção da comunidade e incluir a todos na discussão e formação de um mundo melhor para essas pessoas. As palestras, rodas de conversa e demais eventos podem ser acompanhados pelo canal da APAE Juatuba e APAE Mateus Leme e também pelas páginas das duas instituições no Facebook e Instagram.

“A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2020 vem para reafirmar no contexto desse movimento a importância da participação da família em todos os processos de vida se seus filhos. Seja educacional, de desenvolvimento, de habilitação e reabilitação, e demais projetos como na gestão das APAES. Por causa da pandemia , todos os debates e entrevistas serão através das redes sociais: Facebook , Instagram e no canal do YouTube”, explicou a diretora pedagógica da APAE Mateus Leme, Marilza Carmosina.

A semana foi aberta ontem. Confira abaixo o cronograma de cada instituição:

APAE Juatuba

23/08 – Celebração da Palavra com representantes da igreja católica e evangélica, às 18h.

24/08 – Reflexão sobre o tema “Protagonismo empodera e concretiza a inclusão social” com o psicólogo Everton Menezes, às 9h.

Primeiro desafio da Gincana Virtual às 11h.

25/08 – Roda de conversa entre os profissionais da APAE: “Os desafios de trabalhar com a pessoa com deficiência”, às 9h.

Segundo desafio da Gincana Virtual (no Instagram e Facebook) às 10h.

26/08 – Apresentação do projeto “A minha palavra tem voz” realizado pelas famílias de pessoas com deficiência em parceria com a equipe APAE, às 9h.

Terceiro desafio da Gincana Virtual (no Instagram e Facebook) às 10h.

27/08 – Mostra Cultural da APAE Juatuba, às 9h.

Encerramento da Gincana Virtual às 14h.

28/08 – Encerramento com a Carreata do Bem: saída da sede da APAE Juatuba às 17h.

Apae Mateus Leme

22/08 – Drive-thru solidário de 18h às 21h.

23/08 – Carreata saindo da APAE Mateus Leme às 9h.

24/08 – Vídeo com os auto defensores.

25/08 – Vídeo – Mostra Artística e Cultural dos eventos anteriores.

26/08 – Vídeo – Entrevista com ex-alunos.

27/08 – Vídeo – Alunos no mercado de trabalho.

28/08 – Live com o cantor Jhony Silva às 20h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

treze + 5 =