Candidatos de Juatuba: Wellington Pinheiro e Nilson Gomes

0
490

O JORNAL DE JUATUBA E MATEUS LEME finaliza nesta edição a publicação de entrevistas com os candidatos à prefeitura de Juatuba. A divulgação é feita por ordem alfabética, com as mesmas questões para todos e em espaço igual. Conforme acordado com a Justiça Eleitoral, cada candidato a prefeito tem espaço de meia página para a entrevista, respostas que excederem o tamanho serão publicadas na íntegra em nosso site www.jornaldejuatuba.com.br. Nesta semana, é a vez de Wellington Pinheiro e Nilson Gomes, da coligação “Inovação e Trabalho: Juatuba na rota do desenvolvimento” (PMN / PSB / PTC).

Wellington Pinheiro, mais conhecido como Pinheirinho, tem 32 anos e conclui neste ano seu primeiro mandato como vereador. Formado em Gestão Ambiental, seguiu os passos do pai, José Pinheiro, ao entrar para a vida pública. Foi responsável pelos projetos de lei que instituíram a Semana da Família, a Corrida de Rua de São Sebastião e o Programa de Horta Comunitária. Trabalhou para implantação do processo seletivo de estagiários na Prefeitura de Juatuba e contribuiu para a implementação do Programa Meu Primeiro Negócio, entre outras ações.

1. Qual é a maior motivação para a sua candidatura a prefeito? Quais são os principais desafios que o próximo prefeito precisará assumir? E de que forma isso será viável?

A principal motivação está na vocação de servir. Acredito que cada pessoa tem um chamado único. O nosso desejo é de fato fazer a diferença na vida das pessoas, promovendo o ser humano em primeiro lugar.

Nossa cidade possui muitos desafios a serem enfrentados. Destaco a necessidade da unidade política administrativa, de forma que o foco das discussões seja a solução dos problemas da cidade e não meras rivalidades políticas e de poder; o desemprego, que afeta grande parte da população de Juatuba e atinge diretamente a sua dignidade; a educação pós-pandemia, precisará ainda mais ser prioridade; a garantia dos serviços de saúde com qualidade e de forma contínua; segurança pública, infraestrutura e saneamento em todas as regiões da cidade.

Para viabilizar o enfrentamento dos desafios, precisamos de um Governo Novo, com foco no ser humano, solução dos problemas, aberto ao diálogo com a sociedade civil, poder legislativo, iniciativa privada e outras instituições; além da redução dos custos com a máquina pública e a aplicação efetiva dos recursos.

2. Em tempos de pandemia da covid-19 a cidade, vive, como outros municípios brasileiros, momentos difíceis em todos os níveis. Qual seria a reinvenção política do chefe do executivo para devolver à população a confiança, a esperança e a motivação para as questões socioeconômicas e sociais da cidade?

Um Governo Novo de verdade, que seja exemplo de serviço e dedicação, a começar pelo prefeito; romper com as perseguições e a politicagem histórica da cidade; ser comprometido com o ser humano, responsável com a aplicação do dinheiro público, transparente, aberto ao diálogo com as pessoas, moderno e inteligente nas ações.

3. Dois dos grandes problemas do município são a infraestrutura e o acesso a saneamento básico, o que inclui o abastecimento de água, serviço muito criticado e prejudicado nos últimos meses. Como o senhor pretende viabilizar a execução de projetos que atendam a essas demandas?

Vamos implantar o programa Transforma Juatuba, que tem como objetivo levar infraestrutura a todas as regiões através de estruturação do setor de engenharia e equipe contínua de pavimentação/drenagem; implantar dois turnos de trabalho, de forma a otimizar o uso de maquinário e recursos humanos; melhorar o setor de convênio da prefeitura a fim de garantir acesso aos recursos públicos do governo federal e estadual; promover a regularização fundiária em diversas regiões do município.

No que diz respeito à questão do saneamento básico, vamos tomar medidas administrativas transformando o atual modelo de contrato com a Copasa para um Contrato de Programa, com metas e penalidades pelo descumprimento, de forma a exigir da empresa o pleno atendimento dos serviços em todas as regiões da cidade. Se necessário, tomaremos medidas judiciais para garantir a qualidade na prestação do serviço. Vamos ainda elaborar o Plano Municipal de Saneamento, que deveria estar pronto desde o ano de 2014. A ausência deste documento demonstra total falta de planejamento e prioridade da administração, que deixa de arrecadar cerca de R$350 mil por ano, que poderiam ser investidos em ações de saneamento (coleta de lixo, drenagem de água pluvial, entre outras ações).

4. O foco em qualidade de vida e bem-estar social é considerado fundamental na gestão pública. Esses fatores englobam segurança, trânsito, sustentabilidade, educação, acesso à tecnologia, entre outras áreas. Quais são seus principais projetos para a qualidade de vida da população no município?

Vamos investir em tecnologia, facilitando o acesso do cidadão aos serviços públicos, como exemplo, a criação do aplicativo JUÁ APP; ampliação do videomonitoramento (olho vivo) em todas as regiões da cidade; descentralizar as ações de esporte, cultura e lazer, fazendo com que chegue a todos os bairros; fomentar a cadeia do turismo na cidade; revitalização do trânsito, com a devida sinalização e adequação à mobilidade urbana; implantar o programa Águas de Juá, para cuidar das nascentes e cursos d’água do município; construir e revitalizar praças e áreas de convivência; implantar o Cartão Educação para oferta de kit de material escolar a todos os alunos da rede pública municipal; fomentar e apoiar o comércio local; atrair novas empresas para a geração de emprego; garantir atendimento de saúde humanizado e de qualidade, ampliando o atendimento especializado no município.

5. O que representará verdadeiramente a figura do vice-prefeito no seu mandato?

O vice-prefeito será um parceiro e assumirá a responsabilidade de uma secretaria, dando a ele uma função específica, que refletirá na redução de custos na folha de pessoal, além das prerrogativas inerentes ao cargo.

Nilson Gomes: trabalho em conjunto

p align =”justify”>Nilson Gomes da Silva tem 48 anos e é natural de Capelinha/MG. Casado, é pai de três filhos e residente em Juatuba há 17 anos. Bacharel em Direito, atua em diversas pastorais e movimentos da Igreja Católica, além de ser empreendedor no ramo de suplementos alimentares. Foi professor na escola Joaquim Corrêa e atuou na administração pública municipal, nas áreas administrativa, ambiental, social e cultural.

1. O que dizer de sua candidatura à vice-prefeito (a)? O que levou a essa escolha e como o seu nome foi colocado junto da coligação?

Minha candidatura vem de encontro a um anseio de serviço a comunidade. A relação de confiança e apreço com o candidato Wellington Pinheiro foi decisiva nesta escolha, pois conheço a sua família, sei de sua história e nossos ideais são convergentes. A colocação do meu nome junto à coligação veio de um processo natural, a partir de uma relação de confiança, o envolvimento que tenho na vida comunitária, além da formação acadêmica e vivência na administração pública.

2. Eleita sua chapa, como você pretende atuar junto ao prefeito? O que você tem como propostas para a administração municipal na condição de parceiro do chefe do Executivo?

Serei um homem de estreita confiança do prefeito Wellington Pinheiro, assumindo uma secretaria específica, de modo a exercer uma função e não apenas uma figura. As propostas da coligação foram construídas em conjunto, mas posso destacar que o foco no ser humano será a nossa marca. Vamos cuidar das pessoas, como elas de fato merecem, com dignidade e respeito. Serei ao lado do prefeito um parceiro na unidade política/administrativo, sempre atento às necessidades da população.

3. Na sua visão, quais são os principais desafios que a administração municipal irá enfrentar nos próximos quatro anos?

Acredito que entre os principais desafios estão o desemprego, a precariedade da infraestrutura, atendimento adequado à saúde, educação, assistência social e segurança, além da necessidade de regularização fundiária no município.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

11 − três =