Candidatos eleitos fazem festas e ignoram crescimento da Covid-19

0
464

Vídeo que circulou nas redes sociais mostra prefeito eleito de Mateus Leme em forró de comemoração

Uma série de vídeos começou a circular, em especial, no distrito de Azurita nos últimos dias. As imagens mostram dezenas de pessoas aglomeradas no que seria uma festa de comemoração. Balões e bandeiras enfeitam o salão onde duplas se revezam no forró, que contou com apresentação de uma banda ao vivo. Em determinado momento, uma mulher sobe ao palco e fala sobre o futuro de Mateus Leme e, ao lado dela, está o prefeito eleito Renilton Coelho.

O médico e futuro chefe do Executivo de Mateus Leme confraterniza com seus correligionários, todos sem máscara. Os abraços e apertos de mãos são frequentes entre os convidados e capturados pela câmera. Nas redes sociais, o artista que se apresentou no evento, dias depois, agradece o carinho dos integrantes da chapa do Republicanos. Azurita é hoje uma das regiões de Mateus Leme com maior número de casos de suspeita da Covid-19 notificados, ou seja, 344.

Festas irregulares preocupam

Nas duas últimas semanas, o aumento dos índices da Covid-19 em todo o Brasil tem chamado a atenção da população para o relaxamento do distanciamento social. Enquanto uns se mantêm firmes no uso de máscaras e evitam aglomerações, outros parecem ter esquecido a doença e se reúnem em festas e comemorações.

Pensando na realidade de Juatuba e Mateus Leme, os números avançam ainda de forma controlada, conforme avalia o presidente do Comitê de Enfrentamento a Covid-19 de Mateus Leme, Daniel Pinheiro. “O comitê acompanha o andamento da Covid no município junto com a secretaria de saúde. As últimas deliberações em reunião foram sobre o aumento dos casos, que acabaram chamando a atenção. Fizemos alguns estudos a partir desses números que a secretaria nos passou, a título de acompanhamento e já estamos vendo o que podemos fazer, caso esse aumento cresça de forma constante. Por enquanto, ainda consideramos controlada a situação”, detalhou.

Até o último dia 25, Mateus Leme tinha confirmado 445 casos do coronavírus. Desse número, 420 são considerados recuperados e 15 pacientes perderam a vida com a doença. No total, 3.383 notificações de suspeita foram registradas, sendo que 2.777 foram liberados após cumprir isolamento domiciliar. Uma pessoa ainda está internada.

Em Juatuba, a situação é parecida. São 2.996 casos suspeitos, dos quais 1.340 tiveram liberação após isolamento. O município já contabiliza 497 diagnósticos positivos da doença, desse total 497 já se recuperaram e tiveram alta. Assim como em Mateus Leme, 15 óbitos foram registrados.

O que mais preocupa nos dois municípios é a grande quantidade de festas ilegais, principalmente em sítios. Conforme decretos, eventos não podem ultrapassar de 20 a 30 convidados, mas não é isso que vem ocorrendo. “Com muita preocupação estamos acompanhando de perto alguns casos de contaminação que aconteceram dentro desses núcleos de aglomeração, conseguimos mapear isso. Inclusive, uma das pautas da reunião desta semana foi sobre essa preocupação. Nós decidimos oficiar a secretaria de saúde, que é quem está cuidando dessa fiscalização, para intensificar esse trabalho e coibir esse tipo de atividade irresponsável, que contradiz todos os protocolos de saúde”, ressaltou Daniel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

16 − cinco =