Mineração Usiminas anuncia descaracterização de barragem

0
555

O processo de descaracterização da barragem Mina Oeste (Somisa), da Mineração Usiminas (Musa), foi aprovado e totalmente finalizado em janeiro. A empresa recebeu importante aprovação da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), que era a última etapa para que a estrutura fosse considerada oficialmente descaracterizada. Isso significa que ela já não recebe rejeitos, deixando de possuir características ou de exercer a função de barragem.

“A descaracterização das barragens faz parte de um plano integral de tornar inteiramente sustentáveis as nossas operações, e dar aos nossos trabalhadores e aos moradores da região uma tranquilidade ainda maior, com um entorno mais saudável”, afirmou o diretor-presidente da Musa, Carlos Rezzonico. Até o início de 2022, a mineradora deve ainda finalizar a descaracterização da barragem Central, eliminando de vez as estruturas a montante da empresa.

No início do ano, a Musa havia obtido parecer favorável ao descadastramento da barragem Somisa por parte da Agência Nacional de Mineração (ANM). A avaliação da Feam foi realizada no dia 11 de janeiro e a descaracterização foi aprovada no dia 26. As obras incluíram a construção de reforço no talude, a regularização do rejeito, a cobertura do reservatório com solo argiloso, a construção de canal lateral e central para drenagem de águas superficiais e a revegetação de toda a área do reservatório.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

15 + 10 =